What do students think about the teaching-learning process in the Physics Laboratory discipline?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70472

Abstract

This article represents a research analysis whose main objective was to diagnose the pedagogical processes carried out by teachers in approaching the General Physics Laboratory subject and undergraduate students in Physics and Mathematics. It involves a secondary idea that reviews how practices studied within the Physics Laboratory regarding the contents of Electricity and how we implemented in the University Education of the State of Trujillo Venezuela. Approaches from these perspectives of feasible project, where due to the nature of the phenomenon under study, it was approached with a mixed methodology, being qualitative, quantitative, hermeneutic, and descriptive, as well as being of an exploratory and field type. Allowed for a comprehensive diagnosis of the situation and answered the research question corresponding to how laboratory practices in electricity content addressed? The study population comprised of twenty (20) General Physics Laboratory students in semesters A-2018 and B-2018 of a University institution of the State of Trujillo. These results are improved; the SPSS Statistics Version 19 software tool employed to perform the quantitative analysis. The applied technique was diagnosis with seven (7) dimensions that made it possible to know the answer to the formulated question somehow. It is worth mentioning that the most outstanding results and analyzes of the research are showed. He threw various perspectives to approach a laboratory course following specific parameters already predetermined without considering the evolution in educational and technological tools.

Author Biographies

Richar Nicolás Durán, Master Degree Student in Science Education and Mathematics Education, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes (ULA), Venezuela. Mestrando na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Bolsista CAPES. Especialista em Ensino Básico e em Educação Superior pela ULA. Pesquisador ativo do Centro Regional de Pesquisa em Ensino de Ciência e Filosofia da ULA, núcleo Trujillo, Venezuela.

http://lattes.cnpq.br/9701011069272029

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenadora (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis – INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos – DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autora de vários artigos em revistas, atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Mídias Sociais; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editora associada da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Jesus Briceño, Universidade dos Andes, Trujillo

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Fermin Toro de Venezuela (U.F.T, 2015) e também em Física pela Universidade de Turim-Itália (Universitá degli Studi di Torino, 1986), Mestre em Engenharia de Controle pela Universidade de los Andes, Venezuela (U.L.A. 1994), bem como Especialista em Controle na Universidade Central de Venezuela (UCV, 1990). Coordenador Setorial do Serviço Comunitário do Núcleo Rafael Rangel, Universidade de los Andes (2014-2018). Membro do Conselho de Administração do Doutorado em Educação do Núcleo Rafael Rangel da Universidade dos Andes (2018). Coordenador de Pesquisa Educacional do Grupo de Pesquisa em Ciência, seu Ensino e Filosofia (GRINCEF-NURR-ULA), Trujillo (Venezuela, 2015-2018). Membro do comitê curricular dos cursos de Matemática e Física (2016). Coordenador do Acordo ULA-UPEL para a emissão do Mestrado em Educação Menção Física, Universidade dos Andes, Trujillo (Venezuela, 2012-2016). Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa em Ciência, seu Ensino e Filosofia (GRINCEF-NURR-ULA), Trujillo (Venezuela, 2008-2014). Coordenador do Diploma em Ensino de Física, Núcleo Rafael Rangel, Universidade dos Andes, Trujillo (Venezuela, 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino e aprendizagem de Ciências e, em particular, de Física, tanto em nível universitário quanto em nível de ensino médio, tendo abordado seus aspectos qualitativos, quantitativos e subjetivos. Ao longo de sua carreira acadêmica tem sido professor de graduação e pós-graduação, tendo orientado diferentes trabalhos, dissertações e algumas teses, além de coordenar e participar de vários projetos de pesquisa na área de ensino e aprendizagem das ciências e, em particular, da Física, tendo também escrito alguns livros e artigos. Recebeu reconhecimento e vários prêmios como pesquisador nesta área do conhecimento, tanto regional como nacionalmente através do CDCHTA e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Organizou congressos e outros eventos de natureza científica e participou de vários projetos de investigação no campo do ensino e aprendizagem das Ciências e, em particular, da Física, tendo atuado como palestrante em alguns deles. Atualmente, é professor visitante da categoria Titular B, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1987. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos, em 1993, e o Doutorado em Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2001. Atualmente, é Professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Área de Materiais, com ênfase em propriedades mecânicas e tribológicas de superfícies modificadas por feixe de íons e ou imersão em plasma. Desenvolve atividades de Extensão que envolvem Divulgação Científica. Participa do Núcleo Extensionista Rondon da UEPG. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo UEPG do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Atual Coordenador) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, nos quais desenvolve pesquisas relacionadas a: sequências didáticas; Metodologias de ensino ativas; Aplicações de teorias de aprendizagem; Tecnologias e ensino de física.

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Published

2021-03-25

How to Cite

Durán, R. N., Pereira, A. L., Briceño, J., & Silva, S. L. R. da. (2021). What do students think about the teaching-learning process in the Physics Laboratory discipline?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 45–65. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70472

Issue

Section

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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