Princípio de funcionamento do motor elétrico universal: reflexão educacional a partir de explicações de uma versão didática tipo série

Autores/as

  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Urbano Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p177

Resumen

É comum a divulgação de determinada versão simples e de baixo custo do motor elétrico tipo série (ou universal) para fins pedagógicos que pode ser muito proveitosa. No entanto, devido à sua geometria e disposição das bobinas, percebe-se uma dificuldade para se determinar as direções e os sentidos das forças responsáveis pelo torque no rotor, originando explicações inadequadas ou incompletas do seu princípio de funcionamento. Essa dificuldade se faz presente em divulgações a respeito desse motor sendo ainda corroborada por revelações de uma amostra de professores investigada que se dedicou a estudar o experimento. Considerando isso, este estudo contribui para melhor aclarar a origem do movimento rotacional do rotor da versão didática do motor em série aqui apresentada na medida em que fica ajustada corretamente a aplicação das forças magnéticas ali envolvidas. Finaliza-se com uma reflexão que conscientiza acerca do cuidado educacional a respeito das explicações físicas do funcionamento dos motores elétricos em geral.

 

Biografía del autor/a

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Alexandre Urbano, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Depto de Física

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Depto de Física

Publicado

2013-04-15

Cómo citar

Silva, O. H. M. da, Urbano, A., & Laburú, C. E. (2013). Princípio de funcionamento do motor elétrico universal: reflexão educacional a partir de explicações de uma versão didática tipo série. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(1), 177–190. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p177

Número

Sección

Física Geral