Eficácia sem razão [da matemática]

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399

Resumen

Em 2003, o matemático Americano Alex Kasman (2003) escreveu um belo conto de “ficção matemática” intitulado “Unreasonable Effectiveness”, uma das várias respostas existentes ao clássico artigo de Wigner (1960) “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences”. Na versão de Kasman, uma pesquisadora acaba, acidentalmente, descobrindo a resposta para a questão de como uma nova teoria encontra, em algum momento, uma utilidade prática na ciência. Isto é, como resultados abstratos, construídos sem quaisquer alicerces no “mundo real”, acabam se tornando tão úteis, mesmo em áreas completamente diversas? Neste artigo é proposta uma tradução comentada deste delicioso ensaio, tanto como proposta não convencional de experiência didática quanto uma reflexão sobre os rumos do desenvolvimento científico, propiciados pela Matemática e Física. Como objetivo secundário, procura-se trabalhar a motivação do estudante na busca por soluções não triviais para problemas científicos e filosóficos.

Biografía del autor/a

Danny Augusto Vieira Tonidandel, Universidade Federal de Ouro Preto

Engenheiro de Controle e Automação (2008) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em Engenharia Elétrica (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Assistente do departamento de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua na área de História da Ciência, sobretudo História da Engenharia Elétrica e História da Física, sendo membro afiliado à Sociedade Brasileira de História da Ciência.

Publicado

2016-09-08

Cómo citar

Tonidandel, D. A. V. (2016). Eficácia sem razão [da matemática]. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 399–406. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399

Número

Sección

História e Filosofia da Ciência