Espectroscopia e modelos atômicos: uma proposta para a discussão de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio

Autores

  • Fábio Bartolomeu Santana Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p555

Resumo

O texto apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática elaborada para a discussão de alguns conceitos de física moderna, a partir da questão: “como o homem sabe do que o Sol é feito se ele nunca esteve lá?”. No percurso didático os conceitos relevantes – espectroscopia do século XIX, as quantizações da energia e da radiação, e os modelos atômicos propostos por Thomson, Rutherford e Bohr – foram abordados através do uso de: atividades experimentais, simulações, vídeos e da elaboração de textos e questões por parte dos estudantes. Neste trabalho serão apresentados os resultados de uma análise qualitativa de cinco questões da avaliação que abordaram os aspectos diretamente relacionados ao modelo de Bohr. Esta análise permitiu concluir que a sequência foi bem-sucedida, uma vez que mais de 50,0% dos estudantes elaboraram respostas satisfatórias para as questões referentes as quantizações da energia e da radiação. Apesar do relativo sucesso percebeu-se que os estudantes apresentaram uma dificuldade em relacionar as transições eletrônicas com a formação dos espectros.

Biografia do Autor

Fábio Bartolomeu Santana, Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Física Bacharelado pela UFSC, em 1997, iniciou Mestrado em Física Teórica na UFSC em 1997, tendo concluído em 1999. Neste período, desenvolveu pesquisas na área de Física Nuclear teórica. Iniciou a carreira como professor do ensino médio, lecionando Física para todas as séries, desde 1994. Graduou-se em Física Licenciatura pela UFSC no período de 2013 a 2015. Em 2016, atuou como professor substituto de Física no Departamento de Física, UFSC. Cursou disciplinas optativas no programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Atualmente, prepara-se para ingressar no referido programa para doutoramento e desenvolve pesquisas na área de ensino de Física em colaboração com o grupo de pesquisas da referida área, no departamento de Física da UFSC.

Paulo José Sena dos Santos, Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Física e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Atualmente desenvolve pesquisas principalmente na linha de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Bartolomeu Santana, F., & Sena dos Santos, P. J. (2017). Espectroscopia e modelos atômicos: uma proposta para a discussão de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 555–589. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p555

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas