Sistema sensor com câmera USB para uso em experimentos de polarização da luz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p636

Resumen

Este trabalho apresenta um sistema sensor para uso em laboratórios de ensino, composto por uma câmera USB e um software desenvolvido e disponibilizado pelos autores. O sistema sensor é adequado para o estudo de fenômenos associados à propriedade de polarização da luz, tendo sido testado em experimentos realizados para verificar a Lei de Malus e a eficiência espectral de polarizadores. São apresentados detalhes da montagem experimental, na qual a luz de uma lanterna de LED usada como fonte luminosa no visível é projetada numa tela branca após passar por dois polarizadores. A imagem projetada na tela é captada pela câmera e o software fornece a intensidade luminosa relativa da luz. Com o uso de dois polarizadores lineares tipo H rotatórios, ajustes lineares da Lei de Malus aos dados de intensidade da luz transmitida apresentaram coeficientes de correlação R maiores do que 0,9988. A eficiência dos polarizadores em diferentes regiões do espectro eletromagnético visível foi analisada com o auxílio de filtros de cor inseridos à montagem experimental. O sistema também foi empregado na avaliação da estabilidade temporal da intensidade do LED de luz branca.

Biografía del autor/a

José Luís Fabris, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Dispositivos Fotônicos para comunicações óticas e sensores a fibra ótica.

Marcia Muller, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em dispositivos fotônicos para comunicações óticas e sensores a fibra ótica.

Luís Victor Muller Fabris, Estudante de Física, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é graduando em Física na Universidade Federal do Paraná e bolsista de Iniciação Científica da empresa Robert Bosh Ltda em projeto desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O trabalho de pesquisa é relacionado com a utilização de técnicas de espectroscopia ótica na análise de óleos de processo de hidroerosão usado na fabricação de componentes de sistema Diesel.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Fabris, J. L., Muller, M., & Muller Fabris, L. V. (2017). Sistema sensor com câmera USB para uso em experimentos de polarização da luz. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 636–648. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p636

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física