Sistema sensor com câmera USB para uso em experimentos de polarização da luz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p636

Resumo

Este trabalho apresenta um sistema sensor para uso em laboratórios de ensino, composto por uma câmera USB e um software desenvolvido e disponibilizado pelos autores. O sistema sensor é adequado para o estudo de fenômenos associados à propriedade de polarização da luz, tendo sido testado em experimentos realizados para verificar a Lei de Malus e a eficiência espectral de polarizadores. São apresentados detalhes da montagem experimental, na qual a luz de uma lanterna de LED usada como fonte luminosa no visível é projetada numa tela branca após passar por dois polarizadores. A imagem projetada na tela é captada pela câmera e o software fornece a intensidade luminosa relativa da luz. Com o uso de dois polarizadores lineares tipo H rotatórios, ajustes lineares da Lei de Malus aos dados de intensidade da luz transmitida apresentaram coeficientes de correlação R maiores do que 0,9988. A eficiência dos polarizadores em diferentes regiões do espectro eletromagnético visível foi analisada com o auxílio de filtros de cor inseridos à montagem experimental. O sistema também foi empregado na avaliação da estabilidade temporal da intensidade do LED de luz branca.

Biografia do Autor

José Luís Fabris, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Dispositivos Fotônicos para comunicações óticas e sensores a fibra ótica.

Marcia Muller, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em dispositivos fotônicos para comunicações óticas e sensores a fibra ótica.

Luís Victor Muller Fabris, Estudante de Física, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é graduando em Física na Universidade Federal do Paraná e bolsista de Iniciação Científica da empresa Robert Bosh Ltda em projeto desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O trabalho de pesquisa é relacionado com a utilização de técnicas de espectroscopia ótica na análise de óleos de processo de hidroerosão usado na fabricação de componentes de sistema Diesel.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Fabris, J. L., Muller, M., & Muller Fabris, L. V. (2017). Sistema sensor com câmera USB para uso em experimentos de polarização da luz. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 636–648. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p636

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física