A noção de verdade e a circulação do conhecimento científico em Fleck: elementos para uma reflexão sobre a era da pós-verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1217

Resumo

Os debates em torno da pós-verdade têm abrangido desde aspectos filosóficos e histórico-sociais, passando por questões linguísticas, psicológicas e axiológicas, até implicações éticas e políticas. O objetivo deste trabalho é buscar compreender o fenômeno da pós-verdade, a partir da epistemologia de Ludwik Fleck, e refletir sobre as possíveis implicações para a Ciência e para a Educação científica. Para isso, serão exploradas a noção de verdade e a descrição dos processos de circulação do conhecimento científico em Fleck. Conclui-se que a perspectiva fleckiana pode ser uma alternativa interessante para se pensar o fenômeno da pós-verdade. Para esse autor, existe uma relação de autoridade, confiança e dependência mútua entre o saber especializado e o saber popular. Seria importante manter essa relação nesse formato, a fim de preservar a democracia política e evitar o surgimento de movimentos de caráter dogmático e antidemocrático. Também parece ser importante buscar limitar a disseminação de ideias que podem ameaçar o caráter democrático da ciência e a sua própria existência. Por fim, uma popularização da ciência e uma educação científica que abrangessem a complexidade da construção do conhecimento científico poderiam contribuir para formar visões sobre ciência menos suscetíveis aos efeitos nocivos da pós-verdade.

Biografia do Autor

Marcia Tiemi Saito, Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu

Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Foz do Iguaçu. Possui graduação em Bacharelado (2009) e Licenciatura em Física (2014), mestrado em Ciências (Modalidade Física, 2013) e doutorado em Ciências (área de concentração: Ensino de Física, 2019), pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado sanduíche no grupo de pesquisa SPHERE, na Universidade de Paris 7 – Denis Diderot, na França. Atua principalmente nas áreas de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências. Faz parte do Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo) e do Grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (GPECiM – IFPR), e tem interesse nos temas: Circulação do conhecimento científico, natureza da ciência, história da Física Quântica e moderna, epistemologia de Ludwik Fleck, epistemologia histórica e relações entre Ciência e Cultura. Também possui experiência como professora de Física nos níveis médio, superior e trabalha com formação de professores no curso de Licenciatura em Física do IFPR, Foz do Iguaçu.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Saito, M. T. (2020). A noção de verdade e a circulação do conhecimento científico em Fleck: elementos para uma reflexão sobre a era da pós-verdade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1217–1249. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1217

Edição

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Artigos