Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Física: o gênero na Ciência-Tecnologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85678

Palabras clave:

Imagens, Mulheres, Personagens da CT, Cor

Resumen

Os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard podem ser entendidos como barreiras ao conhecimento. Nesse viés, objetivamos nesta pesquisa analisar obstáculos do conhecimento unitário e pragmático no ensino sobre questões de gênero e Ciência-Tecnologia (CT) presentes em imagens de livros didáticos (LD) de Física do Ensino Médio. Para isso, tivemos como corpus de análise as doze coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018, utilizando como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva. Emergiam dessa investigação duas categorias, postas a seguir: 1) A Ciência-Tecnologia apresentada como masculina, de cor branca e produzida em séculos passados e 2) Mulheres enfrentando obstáculos quanto à visibilidade como personagens da CT. O tema gênero e CT pode remeter a um obstáculo do conhecimento unitário e pragmático ao generalizar o gênero masculino e a pessoa de cor branca como sujeitos que fazem CT, invisibilizando os demais grupos. Observamos a possível presença de um padrão desigual em gênero e cor acerca de pessoas que fazem CT em todos os LD analisados. Indicamos a necessidade de mudança na representatividade desses personagens nos LD, considerando que mulheres e pessoas com cor diferente da branca, também, possuem sucesso nesse ramo e carecem dessa representação.

Biografía del autor/a

Ana Paula Butzen Hendges, Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) (2021), Campus Cerro Largo-RS e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha de Políticas Educacionais e Currículo. Durante a graduação, atuou como Bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), além de Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq. Atualmente é Professora de Ciências na rede municipal de ensino do município de São Paulo das Missões e Professora de Física na rede estadual do mesmo município.

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009); Mestra em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente, é Professora na área de Ensino de Física e Ciências; professora, orientadora e coordenadora da Linha de pesquisa 1 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.

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Publicado

2022-08-15

Cómo citar

Hendges, A. P. B. ., & Santos, R. A. dos. (2022). Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Física: o gênero na Ciência-Tecnologia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 584–611. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85678

Número

Sección

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física