Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático

Autores/as

  • Jose de Pinho Alves Filho UFSC - Santa Catarina

Resumen

O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, realizamos uma análise do laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral, utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras. Para isto, efetuamos o resgate histórico de algumas propostas de laboratório didático, com o objetivo de identificar características comuns dessas abordagens. Uma de nossas conclusões é que, no processo de transposição didática, o “método experimental” se transformou em objeto do “saber a ensinar”, introduzido através do laboratório didático, sem função precisa no processo de ensinoaprendizagem.

Biografía del autor/a

Jose de Pinho Alves Filho, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2004-01-01

Cómo citar

Alves Filho, J. de P. (2004). Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 44–58. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9064

Artículos más leídos del mismo autor/a