Usando as tecnologias da informação no ensino de Física: o blog da Lua
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1094Resumo
Os recursos tecnológicos dos quais dispomos em nosso dia a dia exigem que repensemos nossas atuações enquanto professores e trabalhemos no sentido de fazer bom uso desses recursos em nossas atividades profissionais, isto é, na docência. Isso se mostra ainda mais marcante quando nos referimos ao ensino da física, principal responsável pelas bases e desenvolvimento de tais recursos. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo de caso onde construímos e utilizamos um blog, com conteúdos relacionados à Lua, junto a diferentes turmas do ensino médio regular. Partindo de uma análise qualitativa das observações feitas pelos professores das turmas e de um teste aplicado aos estudantes, concluímos que o uso dessa ferramenta leva a um maior protagonismo por parte dos estudantes no estudo do tema aqui abordado, contribuindo no processo ensino-aprendizagem de tópicos sobre a Lua e suas propriedades físicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >