Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de física criativo

Autores

  • Letícia Maria Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE
  • Maria Letícia Gomes E. E. F. M. José Matias Sampaio, Brejo Santo, CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p943

Resumo

Nesse trabalho, buscou-se inovar a maneira de apresentar a Física aos alunos, incluindo nessa inovação: como ela aconteceu, o que proporcionou e a forma de apresentá-la aos leitores. Para tanto foi escolhido o teatro, sob a ótica do qual o conhecimento científico pode ser representado sem o rigor que o engessa, ao mesmo tempo em que a arte de encenar contagia e provoca reflexões no ator e no espectador. O produto gerado a partir desse trabalho foi a formação de um grupo de teatro científico em uma escola de Brejo Santo, no interior do Ceará, com a encenação de peças teatrais e a elaboração de um site. Os personagens “Ensino Tradicional” e “Física Nova” são os protagonistas dessa história e nos mostrarão em seus diálogos, como é difícil, porém possível, semear nas escolas, possibilidades de um ensino atrativo e divertido. Entre os resultados, foram percebidas positivas mudanças no grupo, como a postura do aluno em sala de aula, além de receptividade e respeito entre os colegas e com o professor. Além de começarem a enxergar a Física de outra maneira, deixando-os mais motivados a aprender essa ciência. Nesse sentido, diante do quadro atual da educação brasileira, o objetivo do trabalho concentrou-se na necessidade do docente atuar de forma diferenciada, através de estratégias e novas metodologias. Logo, a prática teatral, mais especificamente, o teatro científico, pode ser uma ferramenta de grande potencial didático na prática didático-pedagógica dos professores, contribuindo, assim, no processo de ensino e aprendizagem de Física. 

Biografia do Autor

Letícia Maria Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Atualmente vem lecionando Física para um curso de Ciências da Natureza, no campus de Senhor do Bonfim.

Maria Letícia Gomes, E. E. F. M. José Matias Sampaio, Brejo Santo, CE

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Oliveira, L. M., & Gomes, M. L. (2016). Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de física criativo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(3), 943–961. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p943

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas