Aprendizagem de Astronomia em grupos do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p383Resumo
Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a aprendizagem da Astronomia em grupos do Facebook. Foram analisados posts de três grupos de Astronomia Amadora da referida rede, representados por nove diálogos, com o intuito de caracterizar as ações virtuais realizadas por seus membros durante a troca de mensagens. Foram identificadas 225 ações virtuais, acomodadas em 22 categorias de ação, separadas em ações do tipo pessoal e técnica. As ações mais representativas foram: elogia foto; informa; explica; comenta; expressa opinião; faz pergunta; fornece dados; posta link. Com base nos Focos da Aprendizagem Científica (FAC) foi possível verificar indícios de aprendizagem de Astronomia relacionados aos focos: conhecimento, prática, reflexão e comunidade. Sobre os dois focos que não tiveram incidência nos diálogos – o interesse e a identidade – pudemos demonstrar, por meio de dados complementares (entrevistas), que existem indícios sobre a existência dos mesmos em membros mais experientes dos grupos. Podemos concluir que, de fato, as redes sociais, em particular, o Facebook, podem dar suporte a comunidades de aprendizagem, cujos membros partilham de interesses comuns sobre um determinado assunto, ou seja, os grupos de Astronomia Amadora podem ser considerados como ambientes de aprendizagem informal e ao longo da vida.
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