A utilização da Teoria Ator-Rede no Ensino de Ciências: uma análise de artigos publicados em duas décadas em periódicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98066

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Ensino de Ciências, Revisão Sistemática

Resumo

Neste artigo expomos os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como a Teoria Ator-Rede (ANT) tem sido utilizada por pesquisadores brasileiros da área do Ensino de Ciências. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura em periódicos nacionais em duas décadas de publicações. O corpus ficou constituído por 38 artigos, que foram separados em três gerações da ANT: período de formação, consolidação e expansão. A fim de nortear o processo interpretativo elaboramos três questões: Quais são os objetivos explicitados nos artigos em função das pesquisas que divulgam? De qual geração da ANT são as referências utilizadas nos artigos? Quais são os agrupamentos de pesquisadores que adotaram a ANT como referência? Para organizar as informações que respondessem a tais questões adotamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo buscando primeiramente pelos objetivos expostos nos artigos e agrupando os pesquisadores por uma relação de autoria e coautoria. Constatamos que os textos da ANT de segunda geração foram os mais referenciados nos artigos estudados e que, no geral, são pesquisas que tecem reflexões de como a Educação Científica articula-se com o que entendemos por modernidade. Os artigos que usaram como referência textos da ANT de primeira e terceira geração foram encontrados em menor número e desenvolveram, respectivamente, pesquisas etnográficas em sala de aula e em laboratório escolar e discussões contemporâneas a respeito da pós-verdade. O corpus interpretado indica que as pesquisas se concentraram entre pesquisadores pertencentes às seguintes instituições de Ensino Superior: UFRGS, UFMG, UEL e CEFET/RJ.

Biografia do Autor

Amanda Carolina Mikos Dangui, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente no seguinte tema: museu de ciências. Atualmente é mestranda do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). Bolsista de Produtividade do CNPq – nível 1D.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

É Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestra em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019 (vigência 2020-2023). Bolsista Produtividade do CNPQ – nível 2 – aprovado no Edital 09/2022 (vigência 2023-2026).

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Dangui, A. C. M., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2024). A utilização da Teoria Ator-Rede no Ensino de Ciências: uma análise de artigos publicados em duas décadas em periódicos brasileiros. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 394–420. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98066

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

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