A utilização da Teoria Ator-Rede no Ensino de Ciências: uma análise de artigos publicados em duas décadas em periódicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98066Palavras-chave:
Teoria Ator-Rede, Ensino de Ciências, Revisão SistemáticaResumo
Neste artigo expomos os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como a Teoria Ator-Rede (ANT) tem sido utilizada por pesquisadores brasileiros da área do Ensino de Ciências. Para isso, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura em periódicos nacionais em duas décadas de publicações. O corpus ficou constituído por 38 artigos, que foram separados em três gerações da ANT: período de formação, consolidação e expansão. A fim de nortear o processo interpretativo elaboramos três questões: Quais são os objetivos explicitados nos artigos em função das pesquisas que divulgam? De qual geração da ANT são as referências utilizadas nos artigos? Quais são os agrupamentos de pesquisadores que adotaram a ANT como referência? Para organizar as informações que respondessem a tais questões adotamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo buscando primeiramente pelos objetivos expostos nos artigos e agrupando os pesquisadores por uma relação de autoria e coautoria. Constatamos que os textos da ANT de segunda geração foram os mais referenciados nos artigos estudados e que, no geral, são pesquisas que tecem reflexões de como a Educação Científica articula-se com o que entendemos por modernidade. Os artigos que usaram como referência textos da ANT de primeira e terceira geração foram encontrados em menor número e desenvolveram, respectivamente, pesquisas etnográficas em sala de aula e em laboratório escolar e discussões contemporâneas a respeito da pós-verdade. O corpus interpretado indica que as pesquisas se concentraram entre pesquisadores pertencentes às seguintes instituições de Ensino Superior: UFRGS, UFMG, UEL e CEFET/RJ.
Referências
ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D. O programa de pesquisa sobre a ação docente, ação discente e suas conexões (PROAÇÃO): fundamentos e abordagens metodológicas. REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, Cornélio Procópio, v. 5, n. 1, p. 215-246, 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
COUTINHO, F. A.; SANTOS, V. M. F. S.; AMARAL, A. C. R.; SANTOS, M. I.; SILVA, F. A. R.; SILVA, A. J. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de Translação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 11, n. 3, p. 178-193, 2016.
COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R. Análise do texto de um livro didático de biologia orientada pela Teoria Ator-Rede: um estudo sobre o tema Evolução Biológica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 9, 2014.
DANGUI, A. C. M. A Teoria Ator-Rede e o ensino de Ciências no Brasil: uma revisão sistemática dos artigos publicados nos últimos 20 anos. 2022. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
FENWICK, T; EDWARDS, R. Actor-network theory in Education. New York: Routledge. 2010.
LATOUR, B. A guerra das ciências. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 nov. 1998. Caderno Mais, p. 5.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LATOUR, B. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. Tradução Marylua Meyer. Rio de Janeiro: Ubu Editora, 2020.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Tradução: Gilson C. C. de Souza. Salvador: EDUFBA; Bauru: EDUSC, 2012.
LATOUR, B. Redes, sociedades, esferas: reflexões de um teórico Ator-Rede. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 16, n.1, p. 23-36, 2013.
LATOUR, B. Science in action. Cambridge: Harvard University Press, 1987.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Tradução: Angela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory life: the social construction of scientific facts. London: Sage, 1979.
LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. A não modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 367-388, 2018.
MELO, M. D. F. A. D. Q. A pipa e os quatro significados da mediação sociotécnica: articulações possíveis entre a Educação e a Psicologia para o estudo de um brinquedo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 18, 2010.
MOCELIN, D. G. Concorrência e alianças entre pesquisadores: reflexões acerca da expansão de grupos de pesquisa dos anos 1990 aos 2000 no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 6, n. 11, p. 35-64, 2009.
MOTA, G. P. R.; GONTIJO, G. B.; OLIVEIRA, J. R. S. A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], p. 953-983, 2017.
OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução: David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, e748, 2019.
PASSOS, A. M. Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
REZZADORI, C. B. D. B.; OLIVEIRA, M. A. Educação química e pensamento latouriano: uma possível articulação. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 224-247, 2018.
THE ACTOR NETWORK RESOURCE: THEMATIC LIST. Centre for Science Studies, [s. l.], 2000. Disponível em: http://wp.lancs.ac.uk/sciencestudies/the-actor-network-resource-thematic-list/#pre. Acesso em: 29 out. 2021.
VIANNA, D. A.; CARVALHO, A. M. P. Do fazer ao ensinar ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 111-132, 2001.
WEBINÁRIO – Rastros e Possibilidades da Teoria Ator-Rede no Brasil – 25/02/2021 (Primeiro dia). Núcleo de Antropologias Experimentais – UNILAB, 12 mar. 2021. 1 vídeo (2:31:29). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R3fT-AjT2rE&t=2985s. Acesso em: 31 out. 2021.
WORTMANN, M. L. C. A realidade será, por acaso, alguma coisa em que devemos acreditar? Bruno Latour dá notícias das trincheiras das guerras da ciência. Episteme, Porto Alegre, n. 14, p. 175-179, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >