O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469

Resumo

Neste trabalho discutimos o estabelecimento de “verdades científicas” desde a Revolução Científica do século XVI até o pós-guerra, na segunda metade do século XX, com o surgimento de uma visão pós-modernista da Ciência. Apresentamos como esta visão de mundo e de ciência pode contribuir para o reforço de concepções alternativas e o surgimento de pós-verdades no ensino de ciências. Em particular, discutimos sobre os “Science Studies” de Bruno Latour, sua concepção de não-modernidade, a noção de verdade científica enquanto rede e suas implicações para a aprendizagem de conceitos não sensíveis da Física Moderna e Contemporânea de estudantes do Ensino Fundamental II.

Biografia do Autor

Ronnie Petter Pereira Zanatta, Doutorando em em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, UNESPAR/FAFIPA. Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e Doutorando em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Atua no Ensino de Ciências, com interesses em: 1) Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências e as suas relações cognitivas; 2) Utilização e Avaliação de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências; 3) Ensino de Ciências sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Nestor Cortez Saavedra Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado no Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É orientador de mestrado no Mestrado Profissional em Formação Científica, Tecnológica e Educacional (FCET) e de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), ambos na UTFPR. Atua na área de Ensino de Ciências, com os interesses: 1) Elaboração, utilização e avaliação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas relações com os Recursos Educacionais Abertos embasados em referenciais teóricos de Ensino-Aprendizagem; 2) Mediação tecnológica no Ensino de Ciências sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade e 3) A Mobilidade Urbana como tema gerador para o Ensino de Ciências

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Zanatta, R. P. P., & Saavedra Filho, N. C. (2020). O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1469–1495. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469

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Artigos