Explorando o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo na formação docente de professores de Física: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e90364Palavras-chave:
TPACK, Formação de professores, Ensino da Física, TecnologiaResumo
Neste estudo de revisão sistemática da literatura, procuramos examinar o estado da pesquisa sobre o desenvolvimento do TPACK na formação docente para o ensino de Física, com a finalidade de identificar possíveis perspectivas e modalidades pedagógicas do seu uso. Centramos nossa análise em duas bases de dados (1) Periódicos CAPES; (2) Scientific Eletronic Library Online – SciELO. Neste processo de investigação, selecionamos para análise 10 artigos acadêmico-científicos, publicados no período de 2006 até 2021. Para a coleta das informações, estabelecemos três critérios de análise: (1) intenções de pesquisa; (2) fontes e instrumentos para coleta de informações; (3) resultados da pesquisa. Com a leitura na íntegra, realizamos as seguintes etapas: (1) identificação do trecho correspondente ao critério de análise; (2) síntese do trecho; (3) categorização. Com base na análise dos resultados dos artigos, destacamos que o TPACK pode ser utilizado como um referencial teórico tanto para a produção de materiais didáticos quanto para o desenvolvimento de estratégias didáticas que buscam dar sentindo e significado ao uso da tecnologia. A continuidade de pesquisas apoiadas no desenvolvimento do TPACK para o ensino da Física poderá ampliar a compreensão deste modelo para orientar as ações de ensino e aprendizagem de professores formadores, futuros professores e professores em exercício da Educação Básica.
Referências
BEAUCHAMP; G.; KENNEWELL, S. The influence of ICT on the interactivity of teaching. Education and Information Technologies, v. 13, n. 4, p. 305-315, 2008.
BOLING, E. C.; BETTY, J. Overcoming the tensions and challenges of technology integration: how can we best support our teachers?. In: RONAU, R. N.; RAKES, C. R.; NIESS M. L. Educational Technology, Teacher Knowledge, and Classroom Impact: A Research Handbook on Frameworks and Approaches. Oregon State University, USA: IGI Global, 2012. cap. 6. p. 136-156.
DAVIES, R. S. Understanding Technology Literacy: A Framework for Evaluating Educational Technology Integration. TechTrends, v. 55, n. 5, p. 45-52, 2011.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 500-528, 2015.
GESS-NEWSOME, J. Pedagogical Content knowledge: an introduction and orientation. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.) Examining Pedagogical Content Knowledge. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 3-17.
INAN, F. A.; LOWTHER, D. L. Factors affecting technology integration in K-12 classrooms: a path model. Educational Technology Research and Development, v. 58, n. 2, p. 137-154, 2010.
KELLY, M. A. Bridging digital and cultural divides: TPCK for equity of access to technology. In. AACTE Committee on Innovation and Technology. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for educators. New York: Routledge, 2008. cap. 2. p. 31-58.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
KOEHLER, M. J. et al. The technological pedagogical content knowledge framework. In: SPECTOR, J. M.;MERRILL, M. D.; MERRIENBOER, J. V.; DRISCOLL, M. P. (Eds.), Handbook of research on educational communications and technology. New York: Springer, 2014. p. 101-111.
KILBOURN, B.; ÁLVAREZ, I. Root-metaphors for understanding: A framework for teachers and teacher educators of information and communication technologies. Computers & Education, v. 50, n. 4, p. 1354-1369, 2008.
LIU, G.-Z. Innovating research topics in learning technology: Where are the new blue oceans?. British Journal of Educational Technology, v. 39, n. 4, p. 738-747, 2008.
MORANDI, M. I. W. M.; CAMARGO, L. F. R. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JUNIOR, J. A. V. A. (Org.). Design Science research: método de pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-book Kindle.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teacheres College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
NAKASHIMA, R. H. R.; PICONEZ, S. C. B. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 231-250, 2016.
NIESS, M. L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 5, p. 509-523, 2005.
NIESS, M.L. Guiding preservice teachers in developing TPCK. In. AACTE Committee on Innovation and Technology. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for educators. New York: Routledge, 2008, cap. 11, p. 223-250.
PEERAER, J.; VAN PETEGEM, P. Measuring integration of information and communication technology in education: An item response modeling approach. Computers & Education, v. 58, n. 4, p. 1247-1259, 2012.
POLLY, D.; HANNAFIN, M. J. Reexamining technology’s role in learner-centered professional development. Educational Technology Research and Development, v. 58, n. 5, p. 557-571, 2010.
RESTA, P.; LAFERRIÈRE, T. Technology in Support of Collaborative Learning. Educational Psychology Review, v. 19, n. 1, p. 65-83, 2007.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
TONDEUR, Jo et al. Preparing pre-service teachers to integrate technology in education: A synthesis of qualitative evidence, Computers & Education, v. 59, n. 1, p. 134-144, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >