A forma de organização composicional do gênero resenha acadêmica: uma análise das sequências discursivas e de suas funções

Autores

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n2p112

Palavras-chave:

resenha, sequências discursivas, modularidade.

Resumo

Este trabalho investiga o impacto das propriedades do gênero resenha acadêmica sobre sua estrutura composicional e explicita o papel que as sequências discursivas exercem nessa estrutura. Com base nos postulados do Modelo de Análise Modular do Discurso, analisamos quatro exemplares do gênero resenha. As análises permitiram constatar que, nesse gênero, as sequências descritivas são empregadas para apresentar o livro resenhado e caracterizar o tópico de cada capítulo. Já as sequências argumentativas são usadas para avaliar partes do livro e para recomendar ou não o livro.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2014-02-05

Edição

Seção

Artigo