Aspectos da prática docente na revisão e reescrita de narrativa de terror
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n3p808Resumo
Este texto enfoca a revisão e a reescrita de textos na prática docente junto a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, na região Noroeste do estado do Paraná, a partir da produção, em sala de aula, do gênero discursivo Narrativa de Terror. Concebendo a reescrita como trabalho e pautados nos pressupostos dialógicos do Círculo de Bakhtin, no tocante ao dialogismo, a responsividade do discurso escrito, aos gêneros, e em trabalhos sobre revisão e reescrita de textos, a partir dos estudos da Linguística Aplicada, a pesquisa observou a prática orientada de uma professora sobre os processos de revisão e reescrita de textos de alunos nessa situação. A caracterização do gênero Narrativa de Terror foi o foco principal, demonstrando que os apontamentos para reescrita deveriam ser observados a partir desse pressuposto. A coleta de registros ocorreu no período do segundo semestre de 2012, após intervenção teórico-metodológica colaborativa realizada com a professora, oferecendo-lhe subsídios teóricos e discussões orientadas para subsidiar a compreensão da proposta de trabalho e avaliação das condutas em andamento. Os resultados das análises apontam que: a) a internalização de pressupostos teórico-metodológicos se efetiva quando um só gênero discursivo é enfocado; b) as orientações e o acompanhamento com a docente são práticas necessárias no processo de formação continuada; c) o aprimoramento no desenvolvimento da escrita dos alunos; d) a necessidade de desenvolver e aprimorar estratégias próprias de revisão e reescrita ao gênero investigado; e) o trabalho com a revisão e a reescrita de textos em gênero textual específico se mostra mais eficaz, em virtude das necessidades desse enunciado.
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