Aspectos da prática docente na revisão e reescrita de narrativa de terror

Autores

  • Denise Moreira Gasparotto Instituto Federal Catarinense
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n3p808

Resumo

Este texto enfoca a revisão e a reescrita de textos na prática docente junto a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, na região Noroeste do estado do Paraná, a partir da produção, em sala de aula, do gênero discursivo Narrativa de Terror. Concebendo a reescrita como trabalho e pautados nos pressupostos dialógicos do Círculo de Bakhtin, no tocante ao dialogismo, a responsividade do discurso escrito, aos gêneros, e em trabalhos sobre revisão e reescrita de textos, a partir dos estudos da Linguística Aplicada, a pesquisa observou a prática orientada de uma professora sobre os processos de revisão e reescrita de textos de alunos nessa situação. A caracterização do gênero Narrativa de Terror foi o foco principal, demonstrando que os apontamentos para reescrita deveriam ser observados a partir desse pressuposto. A coleta de registros ocorreu no período do segundo semestre de 2012, após intervenção teórico-metodológica colaborativa realizada com a professora, oferecendo-lhe subsídios teóricos e discussões orientadas para subsidiar a compreensão da proposta de trabalho e avaliação das condutas em andamento. Os resultados das análises apontam que: a) a internalização de pressupostos teórico-metodológicos se efetiva quando um só gênero discursivo é enfocado; b) as orientações e o acompanhamento com a docente são práticas necessárias no processo de formação continuada; c) o aprimoramento no desenvolvimento da escrita dos alunos; d) a necessidade de desenvolver e aprimorar estratégias próprias de revisão e reescrita ao gênero investigado; e) o trabalho com a revisão e a reescrita de textos em gênero textual específico se mostra mais eficaz, em virtude das necessidades desse enunciado.

Biografia do Autor

Denise Moreira Gasparotto, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Letras pela UEM e professora EBTT no Instituto Federal de Catarinense, campus Videira

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras pela UNESP – Assis; pós-doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professor na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

Artigo