Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1572Resumo
Este artigo focaliza o desenvolvimento do pensamento em suas articulações com a linguagem, haja vista o papel desempenhado por ambos na configuração geral do psiquismo humano. Seu objetivo é apontar as relações entre o referido desenvolvimento e a educação escolar, posto que entre eles exista uma relação de condicionabilidade recíproca. Afirmando a unidade teórico-metodológica entre as proposições de A. N. Leontiev e L. S. Vigotski, a análise em tela ampara-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano tal como originariamente formulada por estes autores. Ao longo da presente exposição e tomando como eixo de análise a periodização do desenvolvimento do pensamento, evidencia-se o papel insubstituível da educação escolar em sua promoção e o necessário fortalecimento de teorias pedagógicas, a exemplo da pedagogia histórico-crítica, que advoguem a apropriação dos conhecimentos historicamente sistematizados, consubstanciados nos conceitos científicos, como função precípua da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fórum Linguístico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.