Abordagem dada ao conteúdo variação linguística na coleção de livros didáticos de língua portuguesa Novas Palavras

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4118

Resumo

O presente trabalho aborda o tratamento dado ao conteúdo variação linguística na coleção de livros didáticos de língua portuguesa Novas Palavras (2016) da Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Tecemos nossa argumentação com base em estudos sobre ensino de língua numa abordagem sociointeracionista e nas orientações tecidas nos documentos oficiais para esse ensino, bem como em estudos da Sociolinguística e Ensino, que compreendem a língua como um sistema heterogêneo, devendo a escola promover uma educação linguística de valorização da pluralidade linguística brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, estruturada em uma revisão bibliográfica e na análise de conteúdo da coleção de livros didáticos. Esta apresenta discussões teóricas necessárias no ensino do conteúdo variação linguística em dois capítulos do livro 1, porém nos capítulos que tratam de questões gramaticais mantém uma abordagem mais conservadora e normativista.

Biografia do Autor

Priscilla Lacerda Júnior, Universidade Estadual de Goiás.

Graduada em Letras pela UEG. Professora de língua portuguesa no ensino básico.

Maria de Lurdes Nazário, Universidade Estadual de Goiás.

Doutura em Letras e Linguística. Professora do curso de Letras da UEG/Campus Anápolis de CSEH. Trabalha com o estágio supervisionado de Língua Portuguesa.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigo