Abordagem dada ao conteúdo variação linguística na coleção de livros didáticos de língua portuguesa Novas Palavras

Priscilla Lacerda Júnior, Maria de Lurdes Nazário

Resumo


O presente trabalho aborda o tratamento dado ao conteúdo variação linguística na coleção de livros didáticos de língua portuguesa Novas Palavras (2016) da Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Tecemos nossa argumentação com base em estudos sobre ensino de língua numa abordagem sociointeracionista e nas orientações tecidas nos documentos oficiais para esse ensino, bem como em estudos da Sociolinguística e Ensino, que compreendem a língua como um sistema heterogêneo, devendo a escola promover uma educação linguística de valorização da pluralidade linguística brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, estruturada em uma revisão bibliográfica e na análise de conteúdo da coleção de livros didáticos. Esta apresenta discussões teóricas necessárias no ensino do conteúdo variação linguística em dois capítulos do livro 1, porém nos capítulos que tratam de questões gramaticais mantém uma abordagem mais conservadora e normativista.


Palavras-chave


Abordagem Didática; Variação Linguística; Livro Didático

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4118

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