“Contextualização” em desenvolvimento: um estudo microgenético de uma professora de inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1599Resumo
No campo de formação de professores de Inglês como língua estrangeira, atenção especial deve ser dada a professores iniciantes, para que eles consigam estabelecer uma relação dialética entre teoria e prática com vistas à práxis. A partir de um dos princípios da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1988), este estudo objetivou traçar o desenvolvimento de uma professora iniciante, enquanto mediada por outro mais experiente. A questão norteadora da pesquisa foi entender como as sessões de mediação impactaram o desenvolvimento da professora quanto ao conceito de ‘contextualização’. Métodos de pesquisa qualitativa foram utilizados para analisar os dados, que foram coletados por meio de observação de aulas e sessões de mediação, ambas filmadas. Os resultados evidenciam a importância da mediação intencional e direcionada do formador no desenvolvimento da professora participante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.