Embates entre vozes na reestruturação curricular de cursos de Letras: o discurso da interdisciplinaridade em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e67681

Resumo

Este artigo objetiva investigar como os professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública respondem ao discurso da interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados empíricos foram obtidos por meio de estudo documental e entrevista coletiva realizada com os professores que integram o NDE. Orientam a pesquisa, pressupostos bakhtinianos, bem como outros aportes teóricos levantados para construir inteligibilidades sobre os dados, favorecendo o debate em torno da formação inicial de professores de língua e das refrações e revalorizações dos princípios e orientações dos discursos legais relacionados à reestruturação de cursos. A análise dialógica permitiu constatar que os embates estiveram presentes no processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras e que, na construção da proposta curricular, prevaleceram os valores da voz da tradição.

Biografia do Autor

Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Foi professora e coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Cuiabá e professora concursada da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL-UFMT) e Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) - UFMT, desenvolvendo atividades de orientação pedagógica.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigo