Embates entre vozes na reestruturação curricular de cursos de Letras: o discurso da interdisciplinaridade em questão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e67681Resumo
Este artigo objetiva investigar como os professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública respondem ao discurso da interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados empíricos foram obtidos por meio de estudo documental e entrevista coletiva realizada com os professores que integram o NDE. Orientam a pesquisa, pressupostos bakhtinianos, bem como outros aportes teóricos levantados para construir inteligibilidades sobre os dados, favorecendo o debate em torno da formação inicial de professores de língua e das refrações e revalorizações dos princípios e orientações dos discursos legais relacionados à reestruturação de cursos. A análise dialógica permitiu constatar que os embates estiveram presentes no processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras e que, na construção da proposta curricular, prevaleceram os valores da voz da tradição.
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