Conceitos valorativos na leitura de tirinha de quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72599

Resumo

A partir do componente valorativo como algo intrínseco ao existir humano e à linguagem, empreendemos, neste artigo, uma reflexão analítica sobre os conceitos axiológicos do dialogismo – juízo de valor, situação extraverbal, entonação – advindos dos estudos do Círculo de Bakhtin, com ênfase aos dois últimos, em específico. A reflexão tem por base uma concepção dialógica da linguagem, com destaque na abordagem sócio-histórica, e se apresenta de três formas: a) pela discussão teórica sobre axiologia; b) pela análise de um texto do gênero Tirinha de Quadrinhos, em que se investiga as noções de valor consubstanciada no texto escolhido; c) pela elaboração de perguntas de leitura para o gênero analisado, com o foco no ensino de leitura em sala de aula. Na análise da Tirinha de Quadrinhos selecionada, consideramos principalmente os enunciados verbalizados, o extraverbal e a entoação, observamos os juízos de valores diferentes sobre o lugar que a comunidade negra pode e deve ocupar em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Kátia Roseane Cortez dos Santos, UNESP

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2016) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus São José do Rio Preto (2019-). Desenvolve pesquisas na área de Descrição linguística em uma perspectiva funcionalista.

Renilson José Menegassi, UEM

Realizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Seu Pós-Doutorado em Linguística Aplicada foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Línguas', investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com vários projetos financiados e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Artigo