Conceptos valorativos en la lectura de cómics

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72599

Resumen

Partindo del componente evaluativo como algo intrínseco a la existencia humana y el lenguaje, en este artículo, llevamos a cabo una reflexión analítica sobre los conceptos axiológicos del diálogo — juicio de valor, situación extraverbal, entonación — que surgen de los estudios del Círculo de Bajtín, con énfasis en los dos últimos, específicamente. La reflexión tiene como base una concepción dialógica del lenguaje, con enfoque socio-histórico, y se presenta de tres maneras: a) mediante la discusión teórica sobre axiología; b) mediante el análisis de un texto del género cómic, en que se investigan las nociones de valor incorporadas en el texto elegido; c) mediante la elaboración de preguntas de lectura para el género analizado, centrándose en la enseñanza de la lectura en el aula. En el análisis de los cómics seleccionados, consideramos principalmente los enunciados verbalizados, el extraverbal y la entonación, y con eso observamos los diferentes juicios de valor sobre el lugar en que la comunidad negra puede y debe ocupar en nuestra sociedad.

Biografía del autor/a

Kátia Roseane Cortez dos Santos, UNESP

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2016) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus São José do Rio Preto (2019-). Desenvolve pesquisas na área de Descrição linguística em uma perspectiva funcionalista.

Renilson José Menegassi, UEM

Realizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Seu Pós-Doutorado em Linguística Aplicada foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Línguas', investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com vários projetos financiados e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.

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Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artículo