Evaluatives concepts in the reading of comic strip

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72599

Abstract

Starting from the evaluative component as something intrinsic to human existence and language, in this article, we propose an analytical reflection on the axiological concepts of dialogism — value judgment, extraverbal situation, intonation — arising from the studies of the Bakhtin Circle, with emphasis on the last two, in particular. The reflection is based on a dialogical conception of language, with emphasis on the socio-historical approach, and presents itself in three ways: a) by the theoretical discussion about axiology; b) by the analysis of a text of the genre Comic Strip, in which we investigate the notions of value embodied in the chosen text; c) by the elaboration of reading questions for the genre analyzed, focusing on teaching reading in the classroom. In the analysis of the selected Comic Strip, we mainly considered verbal statements, extraverbal and intonational, and we observed judgments of different values ??about the place that the black community can and should occupy in our society.

Author Biographies

Kátia Roseane Cortez dos Santos, UNESP

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2016) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus São José do Rio Preto (2019-). Desenvolve pesquisas na área de Descrição linguística em uma perspectiva funcionalista.

Renilson José Menegassi, UEM

Realizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Seu Pós-Doutorado em Linguística Aplicada foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Línguas', investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com vários projetos financiados e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.

References

BAKHTIN, M. Toward a methodology for the human sciences. In: BAKHTIN, M. Speech Genres & other late essays. Austin, TX: University of Texas Press, 1974. p. 159-172.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CAMPOS, N. de. Discurso: lugar de produção de sentidos e de luta pela verdade. Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, v. 15, n. 2, p. 129-138, dez. 2007.

DIONÍSIO, M. T..A questão do valor na linguagem para (o círculo de) Bakhtin. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

DIONÍSIO, M. T. A questão do valor na linguagem para (o círculo de) Bakhtin. PERcursos Linguísticos. Vitória (ES). v. 3, n. 1 (edição especial), p. 171-182. 2011.

ELICHIRIGOITY, M. T. P. A formação do sentido e da identidade na visão bakhtiniana. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 181-206, 2008.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

INSTITUTO VLADIMIR HERZOG. 12 nov. 2020. Facebook: institutovladimirherzog.br. Disponível em: shorturl.at/wBLMO. Acesso em: 18 ago. 2021.

SOUZA, G. T.. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin/ Volochinov/Medvedev. 2002. 149 f. Dissertação (Mestrado) – São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002

VOLOSHINOV, V. N.. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOSHINOV, V.N. A construção da Enunciação e Outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 71-100.

VOLOSHINOV, V. N. Slovo v zhizni i slovo v poesie. Zvezda, n. 6, 1926.

VOLOSHINOV, V, N.; BAKHTIN, M.. Discurso na vida e discurso na arte. (sobre poética sociológica). Tradução de Calos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. [2019?]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo.

Published

2021-09-10

Issue

Section

Article