Aquisição de inglês como L3 por surdos brasileiros usuários de Libras como L1: considerações teórico-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e73120

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir questões metodológicas relacionadas à aquisição de terceira língua (L3) por sujeitos surdos usuários nativos da Libras (L1), do Português Brasileiro como segunda língua (L2) e aprendizes de inglês ou outra língua adicional como terceira língua (L3), a partir de uma revisão de literatura. Embora a Libras tenha sido oficializada no Brasil pela Lei nº 10.436 de 2002, os estudos que investigam a aquisição de línguas adicionais por esses aprendizes, em especial de uma L3, são ainda incipientes, assim como são os debates sobre como se dá o seu processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a ênfase em métodos visuais para o alcance da literacia por aprendizes surdos e na associação entre a língua alvo e a Libras.

Biografia do Autor

Maria Clara Corsini Silva, Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA)

1) Professora doutora pela PUCRS em Letras - Linguistica Aplicada, trabalhando no Colégio Militar de Porto Alegre há 26 anos, e na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS.

 2) Professora Adjunta Curso de Letras e PGGL- Escola de Humanidades - pesquisadora produtividade em pesquisa do CNPq.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS CNPq - Pesquisadora Produtividade em Pesquisa

Professora Adjunta do Curso de Letras e do PPG Letras (Linguística) da PUCRS. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRGS) e Doutora em Letras (Inglês e Linguística) pela UFSC. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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2021-09-10

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Artigo