Trajeto do termo inovação nos instrumentos de avaliação institucional do SINAES

Autores

  • Andréia da Silva Daltoé UNISUL
  • Dâmaris de Oliveira Batista da Silva UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e74481

Resumo

A palavra inovação, dirigida às universidades por órgãos reguladores do Estado, não pode ser compreendida desvinculada de sua condição material, histórica e ideológica.  Ao mesmo tempo, tal condição não a torna um defeito a exigir a substituição por uma outra palavra. Procurando refletir sobre as filiações que determinam inovação nestas condições, é que objetivamos analisar o trajeto de sentidos sobre inovação nos instrumentos de avaliação institucional dirigidos pelo SINAES às universidades, a partir do referencial da Análise do Discurso de linha materialista (AD). Como corpus de análise, observamos a demanda por inovação social nos instrumentos de avaliação institucional do SINAES de 2014 e de 2017, quando da atualização do instrumento, substituindo inovação social por inovação tecnológica. Considerando que as substituições e/ou silenciamentos não deixam de fazer sentido no jogo dito/não-dito, julgamos que, por meio destes documentos, é possível investigar se tal deslocamento desobriga a universidade de inovar socialmente, para levá-la apenas a produzir inovação tecnológica com vistas ao mercado.

Biografia do Autor

Andréia da Silva Daltoé, UNISUL

outorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UNISUL); Graduação em Letras (UNISUL-1996). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNISUL, na linha de Texto Discurso, onde desenvolve pesquisas sobre discurso político, voz das minorias, memória e esquecimento, educação democrática. Líder do Grupo de Pesquisa: Relações de Poder: esquecimento e memória (GREPEM-UNISUL) e do Coletivo Pró-educação de Tubarão/SC; e membro do Grupo de Estudos Pecheutianos (GEP-UNIPAMPA). Pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem IEL-UNICAMP e na Université de Paris 13 -Sorbonne Paris Cité. E-mail: andreia.daltoe@unisul.br

Dâmaris de Oliveira Batista da Silva, UNISUL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Unisul, na linha de Texto Discurso. Integrante do Grupo de Pesquisa: Relações de Poder: esquecimento e memória (GREPEM-Unisul). Mestre em Psicologia (UFSC-2012). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC-2002). Graduação em Psicologia, Bacharel e Licenciatura (Unisul-1998). Professora Universitária (Unisul). E-mail: damarisobs@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Artigo