Ensino de gramática e BNCC: uma abordagem pedagógico-historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76183Resumo
Este trabalho objetiva contribuir com a discussão sobre ensino de língua portuguesa de modo geral a partir da análise da proposta contida na obra Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples” (ANTUNES, 2014), à luz de alguns princípios da Historiografia Linguística, mormente o da contextualização (KOERNER (2014 [1995]). Os objetivos específicos são: 1) analisar o que diz a proposta quanto à concepção de língua e linguagem, à concepção de gramática, ao lugar da gramática e aos objetivos do ensino; e 2) verificar como ela se aproxima ou não das diretrizes da BNCC. Para tanto, fez-se um resgate histórico da tradição gramatical e suas implicações pedagógicas, com base, dentre outros, em Borges Neto (2018, no prelo) e Faraco (2017). Além disso, fez-se uma breve análise das diretrizes da BNCC sobre ensino de língua. Em linhas gerais, observou-se que a proposta da autora converge com o que diz a BNCC e reforça a defesa de um ensino que tome, como base e como fim, o texto.
Referências
AGUIAR, M. A. da S. Política educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 722-738, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/aguiar.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.
ANJOS, M. A. L. dos.; OLIVEIRA, M. S.; SILVA, R. da C. O Ensino de gramática a partir da análise da proposta pedagógica de Luiz Carlos Travaglia. Revista do GEL, v. 17, n. 2, p. 36-60, 2020. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2844/1770. Acesso em: 18 dez. 2020.
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo, Parábola Editorial, 2014.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. tradução: Eni Puccinelli Orlandi. – 2e.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
BATISTA, R. de O. Introdução à historiografia linguística. São Paulo: Cortez, 2013.
BORGES NETO, J. História da gramática (no prelo). Curitiba, 2018.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, MEC, 2017.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FARACO, C. A. Webinário ProfLetras UNESP - Bakhtin tem algo a dizer ao ensino de português? 2020. Disponível em: https://youtu.be/9_JfmI_085Y. Acesso em: 18 dez. 2020.
FARACO, C. A. Por que precisamos de (novas) gramáticas normativas? Página do grupo de pesquisa “HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq). Postado em 13 mao 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/HGEL-Historiografia-
Gram%C3%A1tica-e-Ensino-de-L%C3%ADnguas-103863294664882. Acesso em: 20 jul. 2020.
FARACO, C. A. História do português. São Paulo: Parábola, 2019.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Diadorim, v. 19, n. 2, p. 11-26, jul-dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a14443. Acesso em: 20 jul. 2020.
GERALDI, J. W. (org.). O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/587/661. Acesso: 20 jul. 2020.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 7 dez. 2019.
KOERNER, K. Historiografia linguística. In: KOERNER, K. E. F. Quatro décadas de historiografia linguística: estudos selecionados. Trad. Cristina Altman et al. Braga: Estúdio de Artes Gráficas, Braga, 2014 [1994].
KOERNER, K. Questões que persistem na historiografia linguística. In: KOERNER, K. E. F. Quatro décadas de historiografia linguística: estudos selecionados. Trad. Cristina Altman et al. Braga: Estúdio de Artes Gráficas, Braga, 2014 [1994].
NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola. São Paulo, Editora Contexto, 2003.
NEVES, M. H. de M. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo, Editora UNESP, 2002.
OLIVEIRA, R. P. de.; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PAGOTTO, E. G. Norma e Condescendência; Ciência e Pureza. Línguas e instrumentos lingüísticos, v. 2, p. 49-68, 1998.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo, Ática, 2005.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 1996.
RAMOS, F. B.. Ensino de língua portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas. Conjectura, v. 14, n. 2, p. 231-240, 2003. Disponível em: http://www.ucs.br//. Acesso em: 7 dez. 2019.
INEP. Relatório Brasil no PISA 2018 (versão preliminar). Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019. Acesso em: 7 dez. 2019.
TRAVAGLIA, L. C. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo, Cortez Editora, 2013.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo, Cortez Editora, 1996.
VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade 3: gramática do período e da coordenação. São Paulo: Parábola, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fórum Linguístico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.