Ensino de gramática e BNCC: uma abordagem pedagógico-historiográfica

Autores

  • Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos Universidade Federal do Piauí
  • Maria de Jesus Medeiros Torres Universidade Federal do Piauí
  • Rodrigo Alves Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76183

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir com a discussão sobre ensino de língua portuguesa de modo geral a partir da análise da proposta contida na obra Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples” (ANTUNES, 2014), à luz de alguns princípios da Historiografia Linguística, mormente o da contextualização (KOERNER (2014 [1995]). Os objetivos específicos são: 1) analisar o que diz a proposta quanto à concepção de língua e linguagem, à concepção de gramática, ao lugar da gramática e aos objetivos do ensino; e 2) verificar como ela se aproxima ou não das diretrizes da BNCC. Para tanto, fez-se um resgate histórico da tradição gramatical e suas implicações pedagógicas, com base, dentre outros, em Borges Neto (2018, no prelo) e Faraco (2017). Além disso, fez-se uma breve análise das diretrizes da BNCC sobre ensino de língua. Em linhas gerais, observou-se que a proposta da autora converge com o que diz a BNCC e reforça a defesa de um ensino que tome, como base e como fim, o texto.

Biografia do Autor

Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Piauí (2004); Mestrado em Letras também pela Universidade Federal do Piauí (2006); Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é professor associado- nível I, na UFPI. Atua, na graduação, com as seguintes disciplinas: Língua Latina, Formação e Evolução da Língua Portuguesa e Gramaticologia da Língua Portuguesa. Na pós-graduação, atua com as disciplinas: Teorias Linguísticas e Historiografia Linguística.

Maria de Jesus Medeiros Torres, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2016). Mestre em Letras pela mesma instituição (2020).

Rodrigo Alves Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014). Mestre em Letras pela UFPI (2017) e Doutorando em Letras pela mesma instituição (2019 - atual). Professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teresina (SEMEC).

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Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigo