Reflexões semióticas sobre as responsabilidades na pandemia da Covid-19 Reflexiones semióticas acerca de las responsabilidades en la pandemia de Covid-19

Autores

  • Oriana Fulaneti UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79063

Palavras-chave:

Responsabilidade, Semiótica francesa, Covid-19, Campanhas de prevenção

Resumo

Com o advento da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por um conjunto de crises que nos levam à seguinte questão: qual é a minha responsabilidade nisso tudo? Nesse contexto, o presente artigo consiste na análise de algumas campanhas de prevenção à Covid-19 produzidas e veiculadas em 2020 no Brasil, tendo como objetivo investigar a concepção de responsabilidade presente nos textos estudados. Para o desenvolvimento das análises, tomamos como ponto de partida as categorias de responsabilidade propostas pelo filósofo francês Frédéric Gros (2018) e verificamos suas formas de manifestação semiótica, tendo como base a teoria semiótica francesa em suas abordagens greimasiana e tensiva. Considerando o responsável como “aquele que responde por”, nossa investigação recai sobre o sujeito e o espectro pelo qual ele responde. Resultados indicam que as campanhas apresentam gradações distintas de responsabilidade, as quais associam-se diretamente à visão de organização da sociedade.

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Obedecer e Insurgir