Reflexões semióticas sobre as responsabilidades na pandemia da Covid-19 Reflexiones semióticas acerca de las responsabilidades en la pandemia de Covid-19

Autores

  • Oriana Fulaneti UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79063

Resumo

Com o advento da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por um conjunto de crises que nos levam à seguinte questão: qual é a minha responsabilidade nisso tudo? Nesse contexto, o presente artigo consiste na análise de algumas campanhas de prevenção à Covid-19 produzidas e veiculadas em 2020 no Brasil, tendo como objetivo investigar a concepção de responsabilidade presente nos textos estudados. Para o desenvolvimento das análises, tomamos como ponto de partida as categorias de responsabilidade propostas pelo filósofo francês Frédéric Gros (2018) e verificamos suas formas de manifestação semiótica, tendo como base a teoria semiótica francesa em suas abordagens greimasiana e tensiva. Considerando o responsável como “aquele que responde por”, nossa investigação recai sobre o sujeito e o espectro pelo qual ele responde. Resultados indicam que as campanhas apresentam gradações distintas de responsabilidade, as quais associam-se diretamente à visão de organização da sociedade.

Referências

FIORIN, J.L. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FONTANILLE, J; ZILBERBERG, C. Tensão e significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial, Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

GREIMAS, A.J; COURTÈS, J. Dicionário de semiótica. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

GROS, F. Desobedecer. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha de prevenção contra o coronavírus. Cartaz, Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/downloads/digitais/coverfacebook.jpg. Acesso em: 18 ago. 2021.

SECRETARIA DA SAÚDE – RS. Campanha de prevenção ao coronavírus. Disponível em: https://saude.rs.gov.br/campanha-de-prevencao-ao-coronavirus. Acesso em: 18 ago. 2021.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Painel de Informações Coronavírus. Material de Campanha. Cartaz: #ficaemcasa. Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/portal/Cartaz-%20Coronavirus-Ficaemcasa.jpg, Acesso em: 18 ago. 2021.

ZILBERBERG, C. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Obedecer e Insurgir