Ensino e aprendizagem online no Zimbabwe: algumas opiniões e crenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79708

Resumo

Neste artigo discutimos as opiniões, percepções e sugestões de um grupo de estudantes universitários zimbabweanos e seus pais/encarregados sobre o ensino-aprendizagem online, com o objetivo geral de entender até que ponto as suas mundividências (des)favorecem esta modalidade de ensino. O estudo ancora-se nos princípios teóricos da aprendizagem online e numa metodologia mista. Os resultados revelam a superioridade percentual das percepções e sugestões adversas aos princípios e ao processo de ensino-aprendizagem online. No entanto, embora pouco representativos, registram-se igualmente ideias e sugestões favoráveis que não devem ser ignoradas. Neste sentido, argumentamos a favor da mudança de atitude negativa e da adaptação às novas formas de aprendizagem. As instituições de ensino, ao conceberem e implementarem projetos de ensino-aprendizagem online, devem incluir atividades de consciencialização do tecido social sobre a relevância desta modalidade de educação.

Biografia do Autor

Diocleciano Nhatuve, Universidade do Zimbabwe (leitor) Universidade de Coimbra (doutorando)

Diocleciano Nhatuve

Nacional de Moçambique

Doutoranto em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Universidade de Coimbra)

Leitor de Português na Universidade do Zimbabwe

Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação (Universidade de Évora)

Licenciando em Ensino de Português (Universidade Eduardo Mondlane)

Moisés Mafuiane, Seminário Bíblico e Teológico de Maputo

Mestre em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente no Seminário Bíblico e Teológico de Maputo.

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Publicado

2021-12-29