Efeitos discursivos da pandemia: incidências do biopoder sobre os profissionais da educação em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81059

Palavras-chave:

Chico Buarque, Foucault, Agamben, poder, captura, sujeito.

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde 2020, muito tem-se refletido sobre os seus efeitos sobre o corpo social. O objetivo deste artigo é discutir os tensionamentos nos discursos a respeito da educação, principalmente do fechamento das escolas durante pandemia em dois momentos: início da pandemia (março/2020) e seu auge (março/2021). Apresentamos, como quadro teórico, os conceitos de biopolítica (FOUCAULT, 2005; 2014; ESPOSITO, 2017); necropolítica (MBEMBE, 2018); governamentalidade (FOUCAULT, 1979b); e economicização (BROWN, 2017; 2018). O escopo deste trabalho recai sobre os discursos veiculados em uma plataforma de notícias do estado de Santa Catarina. A escolha do período se deu com o intuito de contrastar possíveis diferenças nos discursos do início da pandemia e naqueles de um ano depois. Como resultado, percebemos uma mudança de postura por parte do governo a respeito do fechamento das escolas de março de 2020 para março de 2021.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Fabre Eltermann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (licenciatura) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, na UFSC, na área de Políticas Linguísticas.

Renata Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Filipe Mendes Neckel, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-12-29