Projeto Raízes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola

Autores

  • Edinei Carvalho dos Santos Universidade de Brasília
  • Kleber Aparecido da Silva Universidade de Brasília
  • Rosineide Magalhães de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura, desenvolvido com estudantes da escola Aleixo Pereira Braga I, instituição de ensino localizada no Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás. O projeto buscou incorporar os letramentos comunitários ao contexto escolar, abordando temas sociais próprios da comunidade dos/as estudantes. Durante o projeto, desenvolvido por meio de oficinas de letramento, os/as estudantes tiveram a oportunidade de falar, ler, escrever e interagir com os conhecimentos oriundos da cultura do entorno. A experiência indicou que o Projeto Raízes serviu como uma boa oportunidade para os/as alunos/as acessarem a cultura quilombola e os saberes afro-rurais silenciados no contexto escolar e interditados pelas estruturas de poder presentes na comunidade. Os resultados sinalizam para o fato de que, dentro de uma perspectiva sociocultural, sociolinguística e aplicada crítica, é possível articular temas comunitários aos conteúdos escolares, possibilitando o desenvolvimento de uma prática educativa socialmente mais democrática e inclusiva. Indi-cam, assim, que projetos de letramento, ao serem trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma valiosa proposta de acesso a novas práticas de linguagem e letramento no âmbito da comunidade.

Biografia do Autor

Edinei Carvalho dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (PPGL/UnB). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Brasília - Distrito Federal/Brasil. Membro dos grupos de pesquisa GECAL e SOLEDUC, certificados pelo CNPq

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB),  Brasília/Distrito Federal/Brasil, do do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista/Bahia/Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Porto Nacional/ Tocantis/Brasil. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto - São Paulo/Brasil. É líder do grupo de pesquisa GECAL, certificado pelo CNPq.

Rosineide Magalhães de Sousa

Professora Adjunta da Universidade de Brasília - UnB, lotada no campus de Planaltina – DF e Programa de Pós-Graduação de Linguística - PPGL/UnB. Foi coordenadora institucional do PIBID Diversidade - UnB/CAPES, de 14 a 2018. É Pesquisadora do Observatório da Educação do Campo, da CAPES. É líder do grupo de pesquisa SOLEDUC, certificado pelo CNPq. 

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Publicado

2021-12-29