Leitura do texto literário para a terceira idade: propostas didáticas para as aulas de espanhol como língua estrangeira no IFRN

Autores

  • Girlene Moreira da Silva IFRN
  • Carla Aguiar Falcão IFRN
  • Thaís Vieira da Silva Oliveira IFRN

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82660

Resumo

Este artigo é parte de um trabalho de monografia de final de curso realizado em 2020, cujo objetivo geral foi desenvolver propostas didáticas que incentivem a leitura literária nas aulas de espanhol como língua estrangeira para a terceira idade. Nosso estudo é de natureza qualitativa, pois propomos uma ação a partir de observações de um contexto, de discussões e análises. Além disso, também é bibliográfico, pois o desenvolvemos com base em materiais de outros pesquisadores. Elaboramos as propostas didáticas para os alunos da terceira idade a partir do estudo e das orientações de autores como Silva (2016), Cosson (2009), Mendoza (1998), Solé (1998), entre outros. Apresentamos aqui duas propostas, uma para 1h/a e outra para 4h/a – produzidas com os momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura – visando o fomento do letramento literário e o incentivo à leitura literária, dentro e fora do contexto escolar. 

Referências

AJUNTAMENT DE BARCELONA DISTRITO DE L’EIXAMPLE. Los laterales de la Diagonal y del paseo de Gràcia serán para uso ciudadano. 2015. 1 fotografa. Disponível em: https://ajuntament.barcelona.cat/eixample/es/noticia/los-laterales-de-la-diagonal-y-del-paseo-de-gracia-seran-para-uso-ciudadano_134718. Acesso em: 15 nov. 2020.

ALVES, T. Ba. A terceira idade e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira moderna. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11583/1/CT_COLET_2018_1_09.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020.

ARTE DE ENVELHECER. 3724657. 2019. 1 gravura. Disponível em: https://artedeenvelhecer.com.br/coisas-que-ganhamos-no-caminho-2/attachment/3724657/. Acesso em nov. 2020.

CARDOSO, J. da S. et al. Aprendizagem de idiomas na terceira idade: muito além de um passatempo. In: BAALBAKI, A. et al. (org.). Linguagem: teoria, análise e aplicações. Rio de Janeiro. p. 73-89, 2015. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/linguagem08.html. Acesso em: 5 mar. 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSTA, M. T. V. da. Práticas de Leitura Literária no Ensino de Língua Espanhola na Educação de Jovens e Adultos. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1613. Acesso em: 28 abr. 2018.

GALEANO, E. Bocas del tiempo. Buenos Aires: Catálogos, 2004. Disponível em: http://resistir.info/livros/galeano_bocas.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE (org.). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação: Índice de Envelhecimento (IE). 2008. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 21 jun. 2020.

LIMA, M. C. A. de. Leitura literária em aulas de língua espanhola na Residência Pedagógica do IFRN. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Espanhol) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MENDOZA, A. F. Tú, lector: aspectos de la interacción texto-lector en el proceso de lectura. Barcelona: Ediciones Octaedro, 1998. (Colección Recursos, n. 28).

MENDONZA, E. Sin noticias de Gurb. Barcelona: Seix Barral, 2008. 143 p.

MICHALISZYN, M. S. ; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. 7. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

MIRANDA, G. M. D.; MENDES, Antônio da Cruz Gouveia; SILVA, Ana Lucia Andrade da. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 507-519, jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-98232016000300507&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 21 maio 2020.

MORENO, V. Cómo hacer lectores competentes: guía práctica: reflexiones y propuestas. Navarra: Editorial Pamiela, 2011.

MOTA, K. M. S.; PEREIRA, A. da S.; RODRIGUES, M. E. de O. S. Leituras compartilhadas, memória e envelhecimento. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 105-116, 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827. Acesso em: 21 jun. 2020

MUÑOZ, R. A. Las palabras que no se lleva el viento: literatura y enseñanza de español como le /l2. Madrid: Santillana Educación, 2007.

OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

PERIS, E. M. Textos literarios y manuales de enseñanza de español como lengua extranjera. I Lenguaje y textos, n. 16, p. 101-129, 2000.

REYZÁBAL, M. V.; TENORIO, P. El aprendijaze significativo de la literatura. 4. ed. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 2004. (Colección Aula Abierta).

RODRIGUES, L. C. B. Terceira idade e ensino de língua estrangeira: O papel da afetividade e da socialização. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, 2011. p. 2556- 2565. Trabalho apresentado no 15º Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_3/218.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.

SILVA, G. M. da. O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE. 2011. 311 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.

SILVA, G. M. da. Literatura, leitura e escola: um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e da competência literária dos alunos de língua de língua espanhola do ensino médio de uma escola pública. 2016. 427 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VELÁZQUEZ, C. de D. Retrato del conde Duque de Olivares. [16--?]. 1 gravura. Disponível em: http://www.artnet.com/artists/diego-vel%C3%A1zquez/retrato-del-conde-duque-de-olivares-7Vf687VHGPIY29juHwmHAw2. Acesso em nov. 2020.

WALBOURN, E. [Sem título]. [19--?]. 1 gravura. Disponível em: https://hu.pinterest.com/pin/606437906055061363/. Acesso em nov. 2020

Downloads

Publicado

2022-08-22