Aspectos discursivos sobre o gênero artigo de opinião: por uma prática de escrita argumentativa

Autores

  • Wiliana de Araújo Borges Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82729

Resumo

Este artigo aborda as dificuldades enfrentadas por alunos do 3°ano do ensino médio no que se refere a identificar e descrever as fases constitutivas de sequências argumentativas presentes na produção inicial de um artigo de opinião. Os dados coletados foram realizados antes da pandemia. A pesquisa consiste de uma análise documental e exploratória, por envolver respectivamente análise de orientação para a escrita em um manual didático e de reduzido número de produções escritas por sujeitos colaboradores.  O eixo teórico para análise dos dados está representado por contribuições de estudos interacionista sociodiscursivos, particularmente dos conceitos de “condições e produção de textos”, “estratos do folhado textual” e “sequência argumentativa” Bronckart (1999) e Coutinho (2013). Os resultados obtidos evidenciaram a dificuldade dos alunos em manter a sequência de fases argumentativas na produção escrita do gênero artigo de opinião.

Biografia do Autor

Wiliana de Araújo Borges, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Integrada de Patos (FIP); Professora de Língua Portuguesa em turmas de ensino básico; Professora estagiária do CAMPUS V (2 semestres) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Ciência da Informação e Arquivologia desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Linguagens, Culturas e Formação Docente sob o eixo teórico de Bakhtin e seu círculo. Membro do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória;Também é membro do Grupo de Pesquisas O círculo de Bakhtin em diálogo, atuando na linha Ideias bakhtinianas em diálogo ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Referências

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Artigo