Aspectos discursivos sobre o gênero artigo de opinião: por uma prática de escrita argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82729Resumo
Este artigo aborda as dificuldades enfrentadas por alunos do 3°ano do ensino médio no que se refere a identificar e descrever as fases constitutivas de sequências argumentativas presentes na produção inicial de um artigo de opinião. Os dados coletados foram realizados antes da pandemia. A pesquisa consiste de uma análise documental e exploratória, por envolver respectivamente análise de orientação para a escrita em um manual didático e de reduzido número de produções escritas por sujeitos colaboradores. O eixo teórico para análise dos dados está representado por contribuições de estudos interacionista sociodiscursivos, particularmente dos conceitos de “condições e produção de textos”, “estratos do folhado textual” e “sequência argumentativa” Bronckart (1999) e Coutinho (2013). Os resultados obtidos evidenciaram a dificuldade dos alunos em manter a sequência de fases argumentativas na produção escrita do gênero artigo de opinião.
Referências
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