Discourse aspects about gender opinion article: for an argumentative writing practice

Authors

  • Wiliana de Araújo Borges Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82729

Abstract

This article addresses the difficulties faced by 3rd year high school students with regard to identifying and describing the constitutive phases of argumentative sequences present in the initial production of an opinion article. The data collected were carried out before the pandemic. The research consists of a documentary and exploratory analysis, as it involves respectively an analysis of guidance for writing in a didactic manual and a reduced number of productions written by collaborating subjects. The theoretical axis for data analysis is represented by contributions from social-discursive interactionist studies, particularly the concepts of “conditions and text production”, “strata of textual puffs” and “argumentative sequence” Bronckart (1999) and Coutinho (2013). The results obtained showed the students' difficulty in maintaining the sequence of argumentative phases in the written production of the opinion article genre.                                                                 

Author Biographies

Wiliana de Araújo Borges, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Integrada de Patos (FIP); Professora de Língua Portuguesa em turmas de ensino básico; Professora estagiária do CAMPUS V (2 semestres) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Ciência da Informação e Arquivologia desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Linguagens, Culturas e Formação Docente sob o eixo teórico de Bakhtin e seu círculo. Membro do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória;Também é membro do Grupo de Pesquisas O círculo de Bakhtin em diálogo, atuando na linha Ideias bakhtinianas em diálogo ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

References

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Published

2023-01-30

Issue

Section

Article