Aspectos del discurso sobre opinión de género artículo: para una práctica de escritura argumentativa

Autores/as

  • Wiliana de Araújo Borges Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82729

Resumen

RESUMEN: Este artículo aborda las dificultades que enfrentan los estudiantes de 3º de bachillerato para identificar y describir las fases constitutivas de las secuencias argumentativas presentes en la producción inicial de un artículo de opinión. Los datos recopilados se llevaron a cabo antes de la pandemia. La investigación consiste en un análisis documental y exploratorio, ya que implica respectivamente un análisis de la orientación para la redacción de un manual didáctico y un número reducido de producciones escritas por sujetos colaboradores. El eje teórico para el análisis de datos está representado por aportes de los estudios interaccionistas socio-discursivos, en particular los conceptos de “condiciones y producción de textos”, “estratos de bocanadas textuales” y “secuencia argumentativa” Bronckart (1999) y Coutinho (2013). Los resultados obtenidos evidenciaron la dificultad de los estudiantes para mantener la secuencia de fases argumentativas en la producción escrita del género de artículos de opinión.

 

Biografía del autor/a

Wiliana de Araújo Borges, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Integrada de Patos (FIP); Professora de Língua Portuguesa em turmas de ensino básico; Professora estagiária do CAMPUS V (2 semestres) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Ciência da Informação e Arquivologia desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Linguagens, Culturas e Formação Docente sob o eixo teórico de Bakhtin e seu círculo. Membro do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória;Também é membro do Grupo de Pesquisas O círculo de Bakhtin em diálogo, atuando na linha Ideias bakhtinianas em diálogo ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Citas

BARRETO, E. C. Estudo da competência argumentativa de alunos do ensino fundamental. 2008. 121f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba, 2008. Disponível em: http://posle.ufcg.edu.br/index.php?title=2008 Acesso em: 5 jan. 2021.

BOFF, O. M. B.; KOCHE, V. S.; MARINELLO, A. F. O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação. Revista Virtual de Estudos da Linguagem. v. 7, n. 13, p.1-12, 1° sem. 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua portuguesa: ensino fundamental. terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, J.. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.

COUTINHO, M. A. Texto(s) e competência textual. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

Publicado

2023-01-30

Número

Sección

Artículo