Somos Sur, um manual didático para a prática discursiva e intercultural na universidade: a literatura latino-americana como ponte entre a língua e a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83078Resumo
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA adota uma proposta pedagógica baseada na integração solidária entre os países latino-americanos. Nesse contexto, aborda aspectos sócio-históricos, culturais, científicos e linguísticos que favorecem o conhecimento da região. Este artigo descreve em detalhes a estrutura, o conteúdo e os pressupostos metodológicos subjacentes ao Manual Somos Sur: práticas Discursivas na Literatura Espanhola e Latino-Americana. Por razões de espaço, e para facilitar a sua descrição, foi escolhida para mostrar e analisar uma sequência de atividades pertencentes à sua primeira unidade: Relato de un náufrago, de Gabriel García Márquez, da Unidade: “La crónica latinoamericana”. Este artigo é resultado de pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Produção de materiais didáticos para o ensino de Espanhol Língua Adicional no contexto da Integração Latino-Americana e do Mercosul, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Referências
ACQUARONI, R. Las palabras no se las lleva el viento: literatura y enseñanza de español como LE/L2. Madrid: Santillana, 2007.
AGUIRRE, B. Aprendizaje y enseñanza del español con fines específicos. Madrid: SGEL, 2012.
BRUNI, A. El diálogo en el aprendizaje de un idioma extranjero. Revista de Artes y Humanidades UNICA, v. 10, n. 2, p. 62-77, mayo-ago. 2009.
BUSTINZA, I. A. y PÉREZ DE OBANOS, G. Español en la Universidad: prácticas discursivas. Disponible en: https://portal.unila.edu.br/editora/livros/espanol-en-la-universidad Acesso en: 29 jul. 2021.
CARLINO, P. Escribir, leer, y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
CARVALHO, S. Políticas linguísticas e integração latino-americana: desafios de uma proposta bilíngue para o ensino superior. Sures, n. 11, p. 1-29, 2018.
CHÁVEZ, G.; CANTÚ, L. La literacidad académica de los estudiantes universitarios. Ciencia UANL, v. 18, n. 71, 2015. Disponible en: http://cienciauanl.uanl.mx/?p=3050 Acceso en: 29 jul. 2021.
CUMMINS, J. BICS and CALP: Empirical and Theoretical Status of the Distinction. En: B. STREET, B.; HORNBERGER, N. (ed.). Encyclopedia of Language and Education, 2008. Nueva York: Springer, 2008. p. 71-83.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1970.
JACKSON, J. Introducing Language and Intercultural Communication. New York: Routledge, 2014.
KLEE, C. Aprendizaje por contenidos e inmersión lingüística. In: MUÑOZ-BASOLS, J., GIRONZETTI, E.; LACORTE, M. The Routledge Handbook of Spanish Language. Metodologías, contextos y recursos para la enseñanza del español L2. Nueva York: Routledge, 2019. p. 491-504.
LANDOW, G. 1991. Hipertexto 3.0: Teoría crítica y nuevos medios en la era de la globalización. Trans. Antonio José Antón Fernández. Barcelona: Paidós, 2009.
LANTOLF, J. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.
LANTOLF, J.; THORNE, S. Sociocultural theory and second language learning. In: VANPATTEN, B. y WILLIAMS, J. Theories in second language acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 201-224.
LYSTER, R. Learning and Teaching Languages Through Content: A Counterbalanced Approach. Ámsterdam: John Benjamins, 2007.
MALJERS, A. et al. Diverse Contexts-Converging Goals: CLIL in Europe. Frankfurt: Peter Lang, 2010.
OLIVERAS, A. Hacia la competencia intercultural en el aprendizaje de una lengua extranjera. Estudio del choque cultural y los malentendidos. Madrid: Edinumen, 2000.
REGUEIRO, M. L.; SÁEZ, D. El español académico. Guía práctica para la elaboración de textos académicos. Madrid: Arco, 2013.
RORTY, R. Contingencia, ironía y solidaridad. Barcelona: Paidós, 1991.
RORTY, R. Verdad y progreso. Barcelona: Paidós, 2000.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Educação linguística e aprendizagem de uma ngua adicional na escola. In: SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Referências curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009. p 127-128.
UNILA. Regimento Geral da Universidade, 2013a. Disponible en: https://portal.unila.edu.br/institucional/documentos-oficiais/pdi-2013-2017 Acceso en: 28/07/2021.
UNILA. Projeto Pedagógico - Ciclo Comum de Estudos, 2013b. Disponible en: https://www.unila.edu.br/sites/default/files/files/PPC2%20do%20CICLO%20COMUM.pdf Acceso en: 28 jul. 2021.
UNILA. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 2019-2023, 2019. Disponible en: https://portal.unila.edu.br/proplan/planejamento/pdi-unila-2019-2023.pdf Acceso en: 28 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.