Unidade didática para o ensino-aprendizagem da construção condicional com o marcador si, nos cursos de licenciatura em Letras Espanhol e em Letras Português-Espanhol

Autores

  • Keren Betsabe González Rodríguez UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83097

Resumo

Neste artigo, apresentaremos uma Unidade Didática (doravante UD) que propõe estudar o uso da Construção Condicional com o marcador Si, nas variedades do espanhol contemporâneo. Para elaborar a UD, adotamos o modelo proposto por Matos (2014a, b) e as metodologias de ensino-aprendizagem e de pesquisa experienciadas, na graduação e na pós-graduação. Além disso, seguimos os pressupostos teórico-metodológicos das abordagens cognitivo-funcionais e dos modelos construcionistas baseados no uso. As atividades foram planejadas levando em conta a necessidade de articular ensino, pesquisa e extensão, nas aulas de Língua Espanhola, nos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol e em Letras Português-Espanhol, oferecidos nas universidades brasileiras. A UD poderá ser aplicada nas disciplinas que abordam, de maneira mais aprofundada, os aspectos morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivo-funcionais do espanhol. Por essa razão, é necessário que os alunos tenham conhecimentos avançados desse idioma. Desse modo, também poderão desenvolver o letramento acadêmico-científico em língua espanhola.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Codificar conteúdos, processo e reflexão formadora no material didático para ensino e aprendizagem de línguas. In: PEREIRA, A.; GOTTHEIM, L.. Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2013. p. 13-28.

AUSTIN, J. Ifs and cans. In: URMSON, J. O.; WARNOCK, G. J. (eds.). Philosophical Papers. Oxford: Oxford University Press, 1961, p. 153-180.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M.. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979]. p. 261-335.

BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BRASIL. MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 17 dez. 2021.

BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 07 jul. 2021.

CROFT, W. Radical construction grammar: syntactic theory in typological perspective. Oxford: Oxford University Press, 2001.

DANCYGIER, B. Conditionals and Prediction: Time, knowledge and causation in conditional constructions, Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

DANCYGIER, B.; SWEETSER E. Mental Spaces in Grammar. Conditional Constructions, Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

DIESSEL, H. The Grammar Network: How Linguistic Structure is Shaped by Language Use. New York, NY: Cambridge University Press, 2019.

FAUCONNIER, G. Mental spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994 [1985].

FAUCONNIER, G. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FILLMORE, C. Frame semantics. In: LINGUISTIC SOCIETY OF KOREA (ed.). Linguistics in the morning calm. Seoul: Hanshin Pubishing, 1982. p.111-137.

FILLMORE, C. et al. Regularity and Idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone. In: Language, v.. 64, n. 3, p. 501-538, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GOLDBERG, A. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. Construction at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

HOFFMANN, T. Construction Grammars. In: DANCYGIER, B (ed.). The Cambridge Handbook of Cognitive Linguistics. Cambridge: University Press, 2017.

HOFFMANN, T.; TROUSDALE, G. (ed.). The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2013.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2021 [2006].

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2021 [2009].

LANGACKER, R. Foundations of Cognitive Grammar: Theoretical prerequisistes. Standford: Standford University Press, v. I, 1987.

LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a Basic Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LLANOS-VILLAJUÁN, M. La lógica del condicional y la implicación. Escritura y Pensamiento, Lima, n. 1, 1998. Disponível em: https://sisbib.unmsm.edu.pe/bibvirtual/publicaciones/escri_pensam/1998_n1/la_logica_del_condic_y_la_imp.htm#1. Acesso em: 06 jul. 2021.

MATOS, D. C. V. S. Formação intercultural de professores de espanhol: Materiais didáticos e contexto sociocultural brasileiro. 2014. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2014a. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27933. Acesso em: 06 jul. 2021.

MATOS, D. C. V. S. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. Abehache, ano 4, n. 6, p. 165-185, 2014b. Disponível em: https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/issue/view/5/23. Acesso em: 06 jul. 2021.

MONTOLÍO, E. Las construcciones condicionales. In: BOSQUE MUÑOZ, I.; DEMONTE BARRETO, V. (org.). Gramática descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa Calpe, 1999. p. 3643-3737.

NEVES, M. H. de M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2018 [2006].

PINHEIRO, D.; ALONSO, K. 30 anos (ou mais) de Gramática de Construções: primeiros apontamentos para uma história do movimento construcionista (ou: 1988: o ano que não terminou). Linguística, Rio de Janeiro, v. 14, p. 6-29, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/18644. Acesso em: 28 jan. 2021.

RODRÍGUEZ ROSIQUE, S. Pragmática y Gramática: Condicionales concesivas en español. Frankfurt: Peter Lang GmbH, Internationaler Verlag der Wissenschaften, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 28. ed. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2012 [1916].

SCHWENTER, S. Pragmatics of Conditional Marking: Implicature, Scalarity and Exclusivity. Nueva York: Garland, 1999.

SWEETSER, E. From Etymology to Pragmatics: Metaphorical and Cultural Aspects of Semantic Structure. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Software

AVA: Ambiente virtual da UERJ, 2021. Disponível em: https://ava.pr1.uerj.br/. Acesso em: 17 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-22