Unidade didática para o ensino-aprendizagem da construção condicional com o marcador si, nos cursos de licenciatura em Letras Espanhol e em Letras Português-Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83097Resumo
Neste artigo, apresentaremos uma Unidade Didática (doravante UD) que propõe estudar o uso da Construção Condicional com o marcador Si, nas variedades do espanhol contemporâneo. Para elaborar a UD, adotamos o modelo proposto por Matos (2014a, b) e as metodologias de ensino-aprendizagem e de pesquisa experienciadas, na graduação e na pós-graduação. Além disso, seguimos os pressupostos teórico-metodológicos das abordagens cognitivo-funcionais e dos modelos construcionistas baseados no uso. As atividades foram planejadas levando em conta a necessidade de articular ensino, pesquisa e extensão, nas aulas de Língua Espanhola, nos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol e em Letras Português-Espanhol, oferecidos nas universidades brasileiras. A UD poderá ser aplicada nas disciplinas que abordam, de maneira mais aprofundada, os aspectos morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivo-funcionais do espanhol. Por essa razão, é necessário que os alunos tenham conhecimentos avançados desse idioma. Desse modo, também poderão desenvolver o letramento acadêmico-científico em língua espanhola.
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