Artigo de opinião: sequência didática para o ensino de espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83281

Palavras-chave:

Gênero, Artigo de opinião, Sequência didática, Ensino de espanhol

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero artigo de opinião para alunos do Ensino Superior matriculados no curso de idiomas do Paraná Fala Espanhol. Logo, pretende-se contribuir para a formação crítica dos estudantes, a fim de que eles possam agir pela linguagem utilizando a língua-alvo. Para tanto, ancoramo-nos na perspectiva Interacionista Sociodiscursivo (ISD). Desse modo, como referencial teórico, nos fundamentamos em estudos desenvolvidos por Bronckart (2007), Bakhtin (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), entre outros. Como resultados, consideramos que a SD elaborada para o trabalho com o gênero artigo de opinião se apresenta como produtiva para o ensino da língua espanhola em sala de aula, uma vez que auxilia no desenvolvimento das capacidades de linguagem (CL) dos acadêmicos.

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Miguel Ángel Diez Nieto

Professor do Programa Paraná Fala Espanhol da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Mestre em Gestão de Pessoas e RH pela Universidad a Distancia de Madrid (UDIMA). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Paulista de São Paulo (UNIP).

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Publicado

2022-08-22