Discurso, ideologia e ensino de espanhol: a construção dos espaços no livro Gente

Autores

  • Laura Sokolowicz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83483

Resumo

O presente estudo analisa o modo como são projetados e significados os espaços e territórios no livro didático Gente (2007), e pretende contribuir com professores de ELE (espanhol língua estrangeira) na seleção crítica de materiais para suas aulas. Duas perguntas organizam o trabalho: o que se anuncia na Introdução do livro? Como se realiza o anunciado? À luz do dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (PÊCHEUX 1997 [1969], 2009 [1975]), que vê o discurso na sua forma material (linguística e histórica) e as práticas linguageiras como espaços onde o político e o ideológico ganham destaque, observamos que, se na Introdução anunciam-se regiões, sociedades e culturas onde se fala “o espanhol” – operando um reconhecimento da heterogeneidade do mundo hispânico –, a realização no interior do livro fica longe de abordá-las, construindo em seu lugar uma centralidade da Espanha, na verdade, de uma imagem da Espanha afetada por um processo de generalização/indeterminação.

Referências

ARNOUX, E. N. de; DEL VALLE, J. Introducción a la creación del español: perspectivas latinoamericanas y transatlánticas. In: DEL VALLE, J. (ed.). Historia política del español. La creación de una lengua. Madrid: Aluvión editorial, 2015, 1ª versão em español. p. 145-156.

BAGNO, M. O que é uma língua? Imaginário, ciência & hipóstase. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (org.). Políticas da Norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 355-387.

DEL VALLE, J. (ed.). Lenguas nacionales y multinacionales: las políticas de promoción del español en Brasil. Revista da Abralin, v. 4, n. 1 e 2, 2005, p. 197-230.

¬¬DEL VALLE, J. La lengua, ¿patria común? Ideas e ideologías del español. Madrid-Frankfurt: Vervuert-Iberoamericana, 2007.

FERNÁNDEZ, G. M. E. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. In: El hispanismo en Brasil. Su-plemento ABEH 2000. Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación y Ciencia, 2000.

FONTANELLA DE WEINBERG, B. El español de América. Madrid: Mapfre, 1993.

FREITAS L. M. A. Da fábrica à sala de aula: vozes e práticas tayloristas no trabalho do professor de espanhol em cursos de línguas. 2010. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) – Programa de Pós-Graduação em Letras Leolatinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

INDURSKY, F. A fala dos quartéis e outras vozes. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F; MITTMANN, S.; FERREIRA, M. C. (orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 67-89.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê Editorial: 2009.

GUIMARÃES, E. Enunciação e história. In: GUIMARÃES, E. História e sentidos na linguagem. Campinas: Editora Pontes, 1989.

LEONETTI, M. Los determinantes. Madrid: Arco/Libros, 1999.

LUDMER, J. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MARIANI, B.; LUNKES F. L. A felicidade (necessária) no/do Rio de Janeiro: A produção de imaginários sobre o espaço urbano e sobre o sujeito carioca. Signo y seña, n 24, p. 35-55, dec. 2013. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/3205. Acesso em: 2 ago. 2022.

MONTEAGUDO, H. Variação e norma linguística: subsídios para uma (re)visão. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (org.). Políticas da Norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 15-48.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009 [1975].

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F., HAK, T.: Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1997 [1969]. p. 59-158.

PÊCHEUX, M. O discurso, estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008 [1988].

PERIS, E. M.; BAULENAS, N. S. Gente, libro del alumno 1, Barcelona: Difusión, 1997.

PERIS, E. M.; BAULENAS, N. S. Gente, libro del profesor 1, nueva edición, Barcelona: Difusión, 2004.

PERIS, E. M.; BAULENAS, N. S. Gente, livro do aluno 1, nova edição, Barcelona: Difusión, 2007.

ROMERO, J. L. Latinoamérica: las ciudades y las ideas. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2010.

SÁNCHEZ LÓPEZ, C. Los cuantificadores: clases de cuantificadores y estructuras cuantificativas. In: BOSQUE, I.; DEMONTE (org.). Gramática Descriptiva de la lengua española, Tomo 1, Sintaxis básica de las clases de palabras. Espasa Calpe, 1999. p. 1025-1128.

SOKOLOWICZ, L. Livros didáticos em revista (1990-2010): sujeito, linguagem, discurso e ideologia no ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-17042015-182950/pt-br.php. Acesso em: 2 ago. 2022.

ZOPPI-FONTANA, M. G. Disciplina: autoria, efeito-leitor e gêneros de discurso. REDEFOR: Rede São Paulo de Formação Docente. Secretaria de Educação, 2011.

Downloads

Publicado

2022-08-22