Representação das formas de tratamento nas variedades do espanhol: uma proposta de unidade didática

Autores

  • Brenda Dardari Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina Ecard Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mercedes Sebold UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82576

Palavras-chave:

Material didático, Unidade didática, Espanhol como Língua estrangeira, Formas de tratamento, Variedades do espanhol

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a variação e o preconceito linguístico no português brasileiro e nas variedades do espanhol. Também analisamos a representação das formas de tratamento das variedades do espanhol em um material didático para o Ensino Médio para, posteriormente, propor uma unidade didática que desenvolva essa reflexão.  Elaboramos uma unidade didática organizada com ênfase nos gêneros sinopse e curta-metragem para sensibilizar os aprendizes a respeito das relações que temos e podemos ter e também conhecer algumas formas de tratamento em uso de três variedades do espanhol. Ao final da unidade didática, esperamos que o aprendiz seja protagonista de sua produção escrita e oral ao planejar e realizar um curta-metragem em espanhol.

Biografia do Autor

Brenda Dardari, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras Neolatinas (Estudos linguísticos - Língua espanhola) pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado em Letras Neolatinas (Estudos linguísticos - Língua espanhola) pela mesma universidade. Graduada em Letras: Português/ Espanhol também pela UFRJ. Atuou como monitora de espanhol no projeto CLAC (Curso de línguas aberto à comunidade) da UFRJ. Atuou como bolsista do Subprojeto Pibid-UFRJ na área de Letras/ Espanhol, realizado na Escola Técnica Estadual República (ETER). Realizou estágio de ensino bilíngue em português/espanhol no Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto.

Carolina Ecard, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é doutoranda em língua espanhola pelo programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ e professora da Rede Municipal de Ensino da cidade de Niterói. Foi monitora-chefe de espanhol no CLAC - UFRJ e foi professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua espanhola.

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Publicado

2022-08-22