Elaboração de material didático para ELE: abordagem cognitiva no ensino do espanhol hispano-americano
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83625Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de material didático para o ensino do espanhol como língua estrangeira, focado em estudantes adultos falantes de português. A elaboração do material vincula-se ao trabalho de “Ensino e consultoria do espanhol como língua estrangeira e para fins específicos” da empresa Vaivén Hispano. Este processo fundamenta-se nos pressupostos da linguística cognitiva para o ensino de línguas estrangeiras (RUIZ, 2007; IBARRETXE-ANTUÑANO, 2019) e na perspectiva didática do Ensino de Língua por meio de Tarefas (ELT) (ESTAIRE; ZANÓN, 1990). Apresenta-se a uma amostra de duas unidades didáticas do nível iniciante (A2) e avançado (C1) para exemplificar a estruturação do material e dos critérios considerados para sua elaboração. Por fim, são apresentadas algumas considerações importantes e necessárias que emergem da nossa experiência na elaboração do projeto.
Referências
BYBEE, J. Língua, uso e cognição. Trad. Maria Angélica Furtado da Cunha; revisão técnica de Sebastião Carlos Leite Gonçalves. São Paulo: Cortez, 2016.
CAETANO SILVA, T. Framework Ponte TAP: Gestão da curva de aprendizagem para efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho. 2019. Tese (Doutorado em Gestão do Conhecimento), Faculdade de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
ESTAIRE, S.; ZANÓN, J. El diseño de unidades didácticas mediante tareas. CL & E. Comunicación, lenguaje y educación [S.l.], n. 7-8, p. 55-90. 1990.
ESTAIRE, S. La enseñanza de lenguas mediante tareas: principios y planificación de unidades didácticas. Tareas EPA: enfoque por tareas y enseñanzas en EL2 para la educación permanente. España. 2005. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=496869. Acceso en: 30 oct. 2020.
IBARRETXE-ANTUÑANO, I.; CADIERNO, T.; CASTAÑEDA, A. Lingüística Cognitiva y español LE/L2. Reino Unido: Routledge, 2019.
LLOPIS-GARCÍA, R. Gramática Cognitiva para la enseñanza del español como Lengua Extranjera: Un estudio con aprendientes alemanes de español como lengua extranjera. Colección Monografías, n. 14, ASELE, Ministerio de Educación, 2011.
LLOPIS-GARCÍA, R. Las preposiciones y la metáfora del espacio: aportaciones y potencial de la lingüística cognitiva para su enseñanza. In: Journal of Spanish Language Teaching, v. 2, n. 1, p. 51-68. 2015.
LLOPIS-GARCÍA, R. Using Cognitive Principles in Teaching Spanish L2 Grammar. In: Madel Carmen Méndez Santos (coord.). Nuevas perspectivas en la enseñanza del español como lengua extranjera. Hesperia, XIX(2), 2016. p. 29-50.
LLORIÁN, S. Entender y utilizar el Marco común europeo de referencia desde el punto de vista del profesor. España: Santillana, 2007.
NIETO, V. Aula América. Manual de español para extranjeros. In: IV CONGRESO INTERNACIONAL DEL SICELE, 7, 8 y 9 de noviembre de 2018, Rosario (Argentina). Actas. España: SICELE. Disponible en: https://asociacionsicele.org/es/node/90. Acceso en: 18 ene. 2021.
ROBINSON, P.; N.C. ELLIS. Handbook of Cognitive Linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008.
RUIZ CAMPILLO, J. Gramática Cognitiva y ELE. marcoELE, Revista de didáctica ELE. n. 5, p. 1-17, noviembre, 2007.
SANS, N. Criterios para la evaluación y el diseño de materiales didácticos para la enseñanza de ELE: antología. España: Instituto Cervantes, 2000. Disponible en: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque_comunicativo/sans01.htm. Acceso en: 30 oct. 2020.
ZANÓN, J.La enseñanza de las lenguas extranjeras mediante tareas: artículo. [S.l.] Signos. Teoría y práctica de la educación. p. 52-67, 1995. Disponible en: http://www.quadernsdigitals.net/datos_web/hemeroteca/r_3/nr_42/a_639/639.html. Acceso en: 30 oct. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.