Elaboração de material didático para ELE: abordagem cognitiva no ensino do espanhol hispano-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83625

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de material didático para o ensino do espanhol como língua estrangeira, focado em estudantes adultos falantes de português. A elaboração do material vincula-se ao trabalho de “Ensino e consultoria do espanhol como língua estrangeira e para fins específicos” da empresa Vaivén Hispano. Este processo fundamenta-se nos pressupostos da linguística cognitiva para o ensino de línguas estrangeiras (RUIZ, 2007; IBARRETXE-ANTUÑANO, 2019) e na perspectiva didática do Ensino de Língua por meio de Tarefas (ELT) (ESTAIRE; ZANÓN, 1990). Apresenta-se a uma amostra de duas unidades didáticas do nível iniciante (A2) e avançado (C1) para exemplificar a estruturação do material e dos critérios considerados para sua elaboração. Por fim, são apresentadas algumas considerações importantes e necessárias que emergem da nossa experiência na elaboração do projeto.

Biografia do Autor

Nelly Andrea Guerrero Bautista, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada en Psicologia e Pedagogia pela Universidad Pedagógica Nacional de Colombia; Linguista da Universidad Nacional de Colombia. Mestra e Doutoranda em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil.

María Alejandra Godoy Roa, Universidade Federal de Santa Catarina

María Alejandra Godoy Roa, Universidade Federal de Santa Catarina
Doctora del programa de Posgrado en Lingüística de la Universidad Federal de Santa Catarina (PPGLg/UFSC), en el área de concentración “Teoría y Análisis lingüístico", línea de investigación “Cognición y Uso”, becaria Capes.

Diego Florez Delgadillo, Vaivén Hispano

Maestro en literatura de la Universidad Federal de Santa Catarina (PPGLit/UFSC).

Referências

BYBEE, J. Língua, uso e cognição. Trad. Maria Angélica Furtado da Cunha; revisão técnica de Sebastião Carlos Leite Gonçalves. São Paulo: Cortez, 2016.

CAETANO SILVA, T. Framework Ponte TAP: Gestão da curva de aprendizagem para efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho. 2019. Tese (Doutorado em Gestão do Conhecimento), Faculdade de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

ESTAIRE, S.; ZANÓN, J. El diseño de unidades didácticas mediante tareas. CL & E. Comunicación, lenguaje y educación [S.l.], n. 7-8, p. 55-90. 1990.

ESTAIRE, S. La enseñanza de lenguas mediante tareas: principios y planificación de unidades didácticas. Tareas EPA: enfoque por tareas y enseñanzas en EL2 para la educación permanente. España. 2005. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=496869. Acceso en: 30 oct. 2020.

IBARRETXE-ANTUÑANO, I.; CADIERNO, T.; CASTAÑEDA, A. Lingüística Cognitiva y español LE/L2. Reino Unido: Routledge, 2019.

LLOPIS-GARCÍA, R. Gramática Cognitiva para la enseñanza del español como Lengua Extranjera: Un estudio con aprendientes alemanes de español como lengua extranjera. Colección Monografías, n. 14, ASELE, Ministerio de Educación, 2011.

LLOPIS-GARCÍA, R. Las preposiciones y la metáfora del espacio: aportaciones y potencial de la lingüística cognitiva para su enseñanza. In: Journal of Spanish Language Teaching, v. 2, n. 1, p. 51-68. 2015.

LLOPIS-GARCÍA, R. Using Cognitive Principles in Teaching Spanish L2 Grammar. In: Madel Carmen Méndez Santos (coord.). Nuevas perspectivas en la enseñanza del español como lengua extranjera. Hesperia, XIX(2), 2016. p. 29-50.

LLORIÁN, S. Entender y utilizar el Marco común europeo de referencia desde el punto de vista del profesor. España: Santillana, 2007.

NIETO, V. Aula América. Manual de español para extranjeros. In: IV CONGRESO INTERNACIONAL DEL SICELE, 7, 8 y 9 de noviembre de 2018, Rosario (Argentina). Actas. España: SICELE. Disponible en: https://asociacionsicele.org/es/node/90. Acceso en: 18 ene. 2021.

ROBINSON, P.; N.C. ELLIS. Handbook of Cognitive Linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008.

RUIZ CAMPILLO, J. Gramática Cognitiva y ELE. marcoELE, Revista de didáctica ELE. n. 5, p. 1-17, noviembre, 2007.

SANS, N. Criterios para la evaluación y el diseño de materiales didácticos para la enseñanza de ELE: antología. España: Instituto Cervantes, 2000. Disponible en: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque_comunicativo/sans01.htm. Acceso en: 30 oct. 2020.

ZANÓN, J.La enseñanza de las lenguas extranjeras mediante tareas: artículo. [S.l.] Signos. Teoría y práctica de la educación. p. 52-67, 1995. Disponible en: http://www.quadernsdigitals.net/datos_web/hemeroteca/r_3/nr_42/a_639/639.html. Acceso en: 30 oct. 2020.

Publicado

2022-08-22