Arte para dançar: o candombe de Rada para Figari

Autores

  • Luciana Contreira Domingo Universidade Federal do Pampa
  • Renan Cardozo Gomes da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83664

Resumo

Esta unidade didática apresenta a arte rio-platense em diferentes expressões. Com materiais autênticos de língua, pretendemos auxiliar os professores em sua tarefa de ensinar espanhol no Brasil, inspirá-los a criar seus próprios materiais educativos a partir de informações e conteúdos disponíveis na Internet e, por último, mas não menos importante, expandir o pensamento dos estudantes brasileiros sobre a cultura afro-uruguaia, estimulando-os a pensar sobre sua própria cultura. A unidade é estruturada em três momentos: o primeiro é baseado em uma breve atividade introdutória e uma abordagem do campo semântico que eles encontrarão durante toda a iniciativa. O objetivo é desenvolver a competência lexical fundamental para as tarefas que serão realizadas posteriormente; o segundo momento mostra dez tarefas que combinam diferentes habilidades comunicativas; o terceiro e último momento culmina em uma atividade de escrita que privilegia o gênero carta pessoal.

Biografia do Autor

Luciana Contreira Domingo, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UFPEL, 2003), especialização em Língua Espanhola (UCPEL, 2005) e em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA, 2009), mestrado em Letras (UFBA, 2011) e doutorado em Letras (UCPEL, 2015). Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas (GELFIC - UCPEL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de espanhol nos níveis fundamental, médio e superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua espanhola, análise e elaboração de materiais didáticos e formação docente. Seus interesses atuais são Estudos Culturais na América Latina, elaboração de materiais didáticos, interculturalidade e ensino de línguas e formação intercultural docente. 

Renan Cardozo Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

É Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e graduado no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2015). Possui experiência na área currículo, gestão e formação de professores à luz dos estudos culturais e decoloniais, com ênfase na representação imaginária de si e do outro. No campo das Letras, atua no ensino de línguas, educação a distância e tecnologias digitais da informação e da comunicação voltadas ao ensino. É membro do Observatório de Interinstitucional das Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino ? Sul/RS e do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (MovSE)

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Publicado

2022-08-22