Art to Dance: Rada's candombe for Figari

Authors

  • Luciana Contreira Domingo Universidade Federal do Pampa
  • Renan Cardozo Gomes da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83664

Abstract

This didactic unit presents the rioplatense art in different expressions. With authentic language samples, we aim to assist teachers in their task of Spanish teaching in Brazil, to inspire them to create their own educational materials from information and content available on the Internet, and, last but not least, to expand the Brazilian students' thinking about Afro-Uruguayan culture, stimulating them to think about their own culture. The unit is structured in three moments: the first one is based on a brief introductory activity and on an approach to the semantic field that they will encounter during the whole initiative. The objective is to develop the fundamental lexical competence for the tasks that will be realized later; the second moment shows ten tasks that combine different communicative skills; the third and last one culminates in a writing activity that privileges the personal letter genre.

Author Biographies

Luciana Contreira Domingo, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UFPEL, 2003), especialização em Língua Espanhola (UCPEL, 2005) e em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA, 2009), mestrado em Letras (UFBA, 2011) e doutorado em Letras (UCPEL, 2015). Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas (GELFIC - UCPEL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de espanhol nos níveis fundamental, médio e superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua espanhola, análise e elaboração de materiais didáticos e formação docente. Seus interesses atuais são Estudos Culturais na América Latina, elaboração de materiais didáticos, interculturalidade e ensino de línguas e formação intercultural docente. 

Renan Cardozo Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

É Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e graduado no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2015). Possui experiência na área currículo, gestão e formação de professores à luz dos estudos culturais e decoloniais, com ênfase na representação imaginária de si e do outro. No campo das Letras, atua no ensino de línguas, educação a distância e tecnologias digitais da informação e da comunicação voltadas ao ensino. É membro do Observatório de Interinstitucional das Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino ? Sul/RS e do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (MovSE)

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Published

2022-08-22