Pela defesa do ensino de ELE no Brasil. A interiorização do ensino da região Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e85255Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar dados sobre o ensino da língua espanhola no Nordeste do Brasil, considerando as realidades das cidades do interior, e as Leis Nº 11.161 e Nº 13.415, de 2005 y 2017, respectivamente. Como observamos, nas últimas décadas teve um avanço na oferta da língua espanhola, nos cursos de graduação e no ensino básico, depois da Lei Nº 11.161/05, porém essa realidade mudou a partir da Lei Nº 13.415/17, quando muitas cidades reduziram a carga horária da referida disciplina. Os dados utilizados como corpus foram coletados através da aplicação virtual de um questionário, respondido por 69 professores dos nove estados da região. Os resultados mostram que a oferta de trabalho diminuiu devido a oferta do ensino não ser, no momento, obrigatória nas escolas, ainda que muitos professores seguem lutando pelos seus direitos e defendem a importância do idioma para os brasileiros.
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