Pela defesa do ensino de ELE no Brasil. A interiorização do ensino da região Nordeste

Autores

  • Glauber Lima Moreira UFDPar/Professor
  • Maria Djany de Carvalho Araújo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Isabel Gretel Eres Fernández Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e85255

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar dados sobre o ensino da língua espanhola no Nordeste do Brasil, considerando as realidades das cidades do interior, e as Leis Nº 11.161 e Nº 13.415, de 2005 y 2017, respectivamente. Como observamos, nas últimas décadas teve um avanço na oferta da língua espanhola, nos cursos de graduação e no ensino básico, depois da Lei Nº 11.161/05, porém essa realidade mudou a partir da Lei Nº 13.415/17, quando muitas cidades reduziram a carga horária da referida disciplina. Os dados utilizados como corpus foram coletados através da aplicação virtual de um questionário, respondido por 69 professores dos nove estados da região. Os resultados mostram que a oferta de trabalho diminuiu devido a oferta do ensino não ser, no momento, obrigatória nas escolas, ainda que muitos professores seguem lutando pelos seus direitos e defendem a importância do idioma para os brasileiros.

Biografia do Autor

Glauber Lima Moreira, UFDPar/Professor

Profesor de Lengua Española de la Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) en el Curso de Bacharelado em Turismo. Es doctor en Traducción y Ciencias del Lenguaje de la Universitat Pompeu Fabra (UPF). Hizo su carrera en Letras Portugués y Español y el Máster en Lingüística Aplicada en la Universidade Estadual do Ceará (UECE). Actúa como investigador en los Grupos de investigación: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo (EITUR/UFDPar), Lexicologia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE) y Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Léxico e de Espanhol como Língua Estrangeira (GREPELE/UFDPar).

Maria Djany de Carvalho Araújo, Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Mestre em Educação (2011). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2004) e Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Kurios (2010). Graduada em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará- UFC/UAB (2013). Experiência docente nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e experiência em Assessoria e Coordenação Pedagógica. Professora de Língua Espanhola do IFCE. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do IFCE campus Baturité.

Isabel Gretel Eres Fernández, Universidade de São Paulo - USP

Isabel Gretel María Eres Fernández concluiu o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 1998. Realizou estudos pós-doutorais com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em 2009 na Universidad de Murcia (Espanha). Atualmente é Professora Doutora aposentada da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) onde ingressou em 1988, tendo atuado no curso de Licenciatura ? Espanhol e também na Pós-Graduação, na área de formação de professores de Espanhol bem como de Português Língua Estrangeira. É autora de vários artigos, capítulos de livros e de diversos livros ? didáticos e paradidáticos (em coautoria). É também colaboradora do MEC, tendo sido consultora das Orientações Curriculares ? Ensino Médio ? Espanhol, publicadas em 2006. Integrou as comissões organizadoras de vários eventos e atuou, como titular ou suplente, de diversas bancas de Defesa de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Qualificação, além de possuir significativa participação em bancas de comissões julgadoras (concursos, processos seletivos e proficiência em espanhol língua estrangeira). Tem expressiva participação em eventos científicos, nacionais e internacionais e é parecerista de periódicos e instituições. Orientou nove dissertações de Mestrado na área de Educação, seis pesquisas de Iniciação Científica e nove teses de Doutorado, sendo uma em coorientação, trabalhos já concluídos, além de supervisionar um estágio pós-doutoral, também já concluído. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol certificado pelo CNPq-USP, com oito pesquisas já concluídas e duas aprovados. Atua na área de Educação com ênfase na formação de professores de Espanhol, produção de materiais didáticos e paradidáticos de Espanhol, ensino e aprendizagem de Espanhol e estudos contrastivos espanhol-português. Entre as atividades técnico-administrativas realizadas cabe destacar que foi membro titular - representante dos professores doutores - no Conselho Departamental (EDM-FEUSP), foi coordenadora e vice-coordenadora da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação da FEUSP, presidiu a Editoria de Publicações Internas do Centro de Publicações da FEUSP, coordenou os Minicursos de Línguas do CEPEL ? Centro de Pesquisas em Ensino de Línguas da FEUSP, foi coordenadora pedagógica, membro do Conselho e coordenadora de Pesquisas do CEPEL-FEUSP. Foi membro efetivo da Academia Internacional de Lexicografia, membro correspondente da Academia Peruibense de Letras e é membro do conselho editorial de vários periódicos da área.

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Publicado

2022-08-22