O romance de formação e a utopia no primeiro modo de produção da sociedade pedagogizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e86902

Palavras-chave:

Romance de formação, Utopia, Sociedade Pedagogizada

Resumo

O texto em questão parte do princípio foucaultiano de que a pedagogia surge marcada pelo problema do governo dos filhos, mas em concorrência com sua antiprodução – conceito deleuze-guattariano –, centrada nas exigências do cuidado de si para chegar à conclusão de que não bastou à pedagogia bem governar os filhos. Foi necessário engendrar uma máquina capaz de governar a todos, não só pelas práticas extensivas da escolarização, mas, também, por meio das condições intensivas do controle da produção e circulação dos padrões de subjetividade. Por meio das leituras de Foucault, Bakhtin, Deleuze e Guattari, o texto propõe uma análise-ensaio de discurso diante de um tema de amplo interesse na pedagogia e na filosofia da educação, que é a transição da educação dos indivíduos para a educação da sociedade.

Biografia do Autor

Bruno Borges, Universidade Federal de Catalão

Professor da Universidade Federal de Catalão.

Referências

AMES, J. L. Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão. Trans/Form/Ação, v. 31, n. 2, p. 137-152, 2008.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

BASTAZIN, V. Utopia como ato escritural. FronteiraZ, n. 9, v. 1, p. 63-81, jul./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12448/9027 Acesso em: 23 nov. 2023.

CAMBI, F. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2011a.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, 2011b.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade. O uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

GALIMBERTI, U. O humano na idade da técnica. Parte II. Entrevista a Alexandre Quaresma. Trad. Sandra Dall'Onder. Filosofia: ciência & vida, v. 7, n. 108. São Paulo: Escala. p. 5-12, 2015.

ARENDT, H. A crise na educação, ontem e hoje: entrevista com Hanna Arendt sobre educação, política e tecnologia. [Entrevista cedida a] Luiz Fernando Teixeira. Interfaces, São Paulo, 2018. Disponível em: http://143.107.95.102/prof/richardromancini/suportesmidiaticos/wordpress2/?page_id=13. Acesso em: 12 nov. 2023.

MANACORDA, M. A. História da Educação. Da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez Editora, 2010, 2010.

RABELAIS, F. Gargantua e Pantagruel. Trad. David Jardim Júnior, Belo Horizonte: Itatiaia, 2003.

SIMARD, D. O Renascimento e a educação humanista. In: GAUTHIER, C; TARDIF, M. (org.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes, 2011, pp. 89-120.

SUAREZ, R. Notas sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, n. 169, p. 191-198, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/kr/a/7Hh9d3cv6KNT4bgrNxcPqGn/#:~:text=Utilizamos%20Bildung%20para%20falar%20no,designa%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20como%20processo.> Acesso em 23 nov. 2023.

TEIXEIRA, A. Prefácio. In: MCLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional; Editora da USP, 1972, pp. 12-13.

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigo